3
respostas

listener does not know of SID given in connect descriptor

Na minha segunda conexão, recebi o seguinte erro (as conexções estão no TNS):

"Erro encontrado"

"Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada:

Listener refused the connection with following error: ORA-12505, TNS: listener does not currently know of SID given inconnect descriptor

Código de fornecedor 12505"

3 respostas

Olá Marcelo, tudo bem?

Esse erro informa que o ouvinte não conhece o SID que foi informado, então qual foi o SID que você informou para essa conexão? Qual o seu sistema operacional? Está utilizando a mesma versão do Oracle que o instrutor?

Aguardo o seu retorno!

O que é SID? Isso não tem no curso.

Eu uso Windows, Oracle Database 18c Express Edition for Windows x64

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = MARTCHE)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = MARTCHE)(PORT = 1521))

ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )

O SID, é um dos campos que são utilizados para a configuração da conexão: Configurando a conexão

Então, quando é configurada uma nova conexão, é preciso dar um nome a essa conexão, selecionar como deseja se conectar ao banco, neste caso estou conectando com o nome de usuário e senha, e por fim o tipo de conexão, que no meu caso estou usando a básica e preciso informar, o Nome do Host, Porta e SID(Nome da instância do banco de dados Oracle) ou Nome do serviço(Nome do serviço de rede do banco de dados), informamos no SID o mesmo que está SERVICE_NAME , neste caso é XE.

Então Marcelo, como está feita a sua configuração para conexão com o banco de dados?

Aguardo o seu retorno!