Fala professor, tudo bem? No meu v-for quando listo os registros da api no home.vue, eles vem em ordem aleatoria, como eu consigo deixar em alfabetica e etc?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fala professor, tudo bem? No meu v-for quando listo os registros da api no home.vue, eles vem em ordem aleatoria, como eu consigo deixar em alfabetica e etc?
Tem duas maneiras. Uma é sua API já dar a fotos em ordem, a outra é você ordenar a lista programaticamente.
Você já chegou na parte que filtra a lista? Se não chegou, espere chegar nessa parte. Se chegou, vem a orientação.
Na computed property que vai alimentar a sua lista, você precisa ordená-la antes de devolvê-la usando o método sort que todo array possui.
Então, em que parte você esta, meu aluno?
Exemplo de como ordenar um array em JavaScript:
let fotos = [{ titulo: 'Zebra'}, {titulo: 'Arara'}];
fotos = fotos.sort((a, b) => {
if (a.titulo < b.titulo) return -1;
if (a.titulo > b.titulo) return 1;
return 0;
});
console.log(fotos);
Em JavaScript, se você retornar 0 no seu algoritmo, eles são iguais. Se retornar -1, o primeiro elemento é menor que o segundo e se retornar 1 o primeiro elemento é maior que o segundo.
Se quiser saber mais diretamente da API do JavaScript pode consultar.
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Global_Objects/Array/sort
Abraço meu aluno.
Show professor, preciso fazer seu curso de ES5/6 pra ontem.