Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

13
respostas

Lista não esta aparecendo ao final da lição 4.

Fiz tudo conforme as aulas, porem ao final da aul 4, video 4 os nomes nao aparecem na lista, porem quando eu clico em "salvar" da a mensagem "Fulano adicionado com sucesso!" como deveria, porem os nomes nao aparecem na tela. Nao faco ideia de onde pode estar o problema, pois ja chequei varias vezes com os disponibilizados pra download e tbm com os que tem na transcricao dos videos.

todos os codigos estao no GitHub, pois ficaria complicado colar todos aqui, uma vez que nao sei onde esta o problema.

https://github.com/ConfoxBR/Agenda-Alura.

13 respostas

Para os javeiros de plantão mais poderosos que eu o link que ele postou é https://github.com/ConfoxBR/Agenda-Alura. com ponto no final mesmo.

Você já tentou debugar o código linha por linha. Assim você consegue analisar onde está o problema. Se mesmo assim depois de debugar não conseguir volte aqui para a gente te ajudar.

Pelo menos nessa debugagem você vai ter mais ou menos ideia onde está o problema e vamos conseguir atuar de forma melhor.

Ja fiz isso sim, e todo o programa funciona, so nao aparece os nomes na tela, eu apago o aplicativo e reinstalo, vo e volto, quando entro no formulario e mano salvar, ele aparece a mensagem com o nome do aluno e que foi salvo, so que nao aparece na tela. ja fui comparando linha por linha com os que estao disponiveis nas aulas e esta igual.

Chega a ser adcionado pro sqlite o registro?

acredito que sim ja que me mostra a mensagem de confirmacao com o nome do aluno. este e o codigo que adiciona no registro o aluno, certo? public void insere(Aluno aluno) { SQLiteDatabase db = getWritableDatabase(); ContentValues dados = new ContentValues();

dados.put("nome", aluno.getNome());
   dados.put("endereco", aluno.getEndereco());
   dados.put("telefone", aluno.getTelefone());
   dados.put("site", aluno.getSite());
   dados.put("nota", aluno.getNota());

db.insert("Alunos",null, dados);
}

é bom verificar. tá fazendo como pra acessar o sqlitedatabase? se não tá usando nenhum cliente sugiro usar um do firefox https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/sqlite-manager/ uso no trabalho, é uma beleza.

como assim acessar o sqlitedatabase, eu to usando o Android Studio, eu nao vi falando nas aulas que precisava baixar alguma coisa pra acessar o database, nao e tudo no Android Studio?

se consegue visualizar pelo android studio ok . use pelo android studio então. mas dá uma conferida dentro da tabela se os dados estão lá mesmo, se nada apagou eles.

e como eu faco isso?

qual versão do android studio tá usando? vou te mostrar como acessar o sqlite. e aproveitar e testar seu projeto linha a linha.

Estou usando o Android Studio 3.2.1 Build # AI - 181.5540.7.32.5056.338 JRE 1.8.0_152

Obrigado

Dei uma olhada no seu código e não achei o problema. Realmente desenvolver pra Android não é só ir aplicando Java. Preciso estudar mais sobre esse assunto. Algum instrutor poderia nos ajudar a chegar nessa solução?

Então, eu nao tenho idea do que estava acontecendo, tambem nao tinha encontrado nenhum erro, eu fiz o download do projeto que eles disponibilizam e estava igual. Entao eu apaguei o projeto e comecei do zero, agora esta funcionando! vai saber!! hehehe mas muito obrigado pela ajuda.

Que loucura, já aconteceu algo parecido comigo no .NET e o que eu fiz foi dar rebuild, mas então marca a sua resposta como solucionadora para fecharmos o tópico.