3
respostas

Lista de Recurso Sharepoint

Olá!

Professor, estou pensando em como eu poderia criar uma lista de reserva de recurso. No caso, por exemplo, recurso: sala de reuniões. O modo deexibição será calendário, no entanto, eu não quero impedir que o mesmo recurso venha ser solicitado novamente quando o mesmo já estiver reservado. No sharepoint, como eu poderia criar essa regra?

Obrigada.

3 respostas

Oi Erika, tudo bem?

Se a lista tiver um "Código", ou um campo chave que não seja o nome da sala nem a data, você conseguirá incluir mais de uma solicitação sem problemas. Talvez na hora de mostrar no calendário, fique um pouco ruim de ver se houverem muitas solicitações.

Mas imagino que você tenha sofrido algum problema específico no momento de fazer a lista. Se quiser compartilhar por aqui, vou tentando te ajudar.

Abraços,

Sabino.

Desculpe Roberto - na vdd eu quero impedir que o mesmo recurso venha ser solicitado na mesma data e na mesma hora.

Utilizei uma ferramenta Classica: Criar Calendário. Não fiz ainda nenhuma configuração na lista ou em nenhuma coluna, por enquanto - pois ainda não tive o insights onde poderia mexer para ter o resultado necessário.

Na imagem "Calendario" conseguimos checar que consigo reservar o mesmo recurso na mesma data e horário sobrepostos. Isso que gostaria de impedir.

Se o senhor souber algum método no sharepoint ou através do PowerAutomate que posso está pesquisando agradeço demais!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi Erika, desculpe a demora.

Pensei em uma forma que não é tão fácil mas talvez você consiga fazer. Criar um campo que mostre o "Status" da reunião, que seria "Reserva Confirmada" ou "Sala Já Ocupada" (ou algo assim).

Você poderia fazer isso criando um campo baseado em uma função "SE" que verificasse se já há outra reserva para a mesma sala no mesmo dia e hora.

Segue um link para ajudar com a função: https://support.microsoft.com/pt-br/office/exemplos-de-f%C3%B3rmulas-comuns-em-listas-d81f5f21-2b4e-45ce-b170-bf7ebf6988b3

Outra forma mais fácil (mas um pouco estranha) seria pedir para o usuário digitar a data e a sala no mesmo campo e colocar esse campo como mandatório e sem repetição.... claro que não é muito "amigável" mas seria uma solução.

Não me ocorrem outras soluções simples pelo fato de ser a união de dois campos distintos que deve ser verificada.

Espero que te ajude...

Se conseguir resolver, me avisa, tá?

Abraços!

Sabino