1
resposta

Lista de exercícios: feedback na prática

Olá!

Seguem minhas observações:

Feedbacks inadequados:

Item 2. Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança, você tem uma habilidade técnica notável. No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada, o que pode dificultar a manutenção futura. Eu sei que com a sua capacidade, melhorar a documentação será fácil, e isso tornará seu trabalho ainda mais valioso para a equipe.
Minha avaliação: Feedback sanduíche. A mensagem principal se perde em meio à críticas positivas, confundindo o receptor da mensagem.

Item 4. Você está fazendo um bom trabalho.
Minha avaliação: Feedback genérico, sem direcionamento do que poderia ou não melhorar.

Item 5. No sprint da última semana, notei que as tarefas designadas para você foram concluídas além do prazo. Isso causou um atraso no início do nosso processo de QA (Quality Assurance - Garantia de Qualidade), impactando a programação do projeto. Discutir maneiras de melhorar a gestão do tempo pode ajudar a evitar esses atrasos no futuro.
Minha avaliação: Feedback bom e direto, mas incompleto. Ficou parecendo que 'Discutir maneiras de melhorar a gestão do tempo pode ajudar a evitar esses atrasos no futuro' é uma opinião, não um pedido/sugestão de melhoria.

Item 9. Seu trabalho tem sido ótimo.
Minha avaliação: Feedback genérico, sem direcionamento do que poderia ou não melhorar.

Item 12. Você tem sido excelente em cumprir prazos, o que é fundamental para o nosso ritmo acelerado. Apenas como uma nota, seria ótimo se pudéssemos ver um pouco mais de detalhamento nos relatórios de bugs. Sua eficiência tem sido um grande ativo para a equipe, e detalhes adicionais nos relatórios só aumentariam esse valor.
Minha avaliação: Feedback sanduíche. A mensagem principal se perde em meio à críticas positivas, confundindo o receptor da mensagem.

Item 14. Você está fazendo um grande trabalho na equipe.

Item 15. Sua apresentação para a direção foi mal preparada, resultando em uma perda de oportunidade de financiamento para o projeto. Precisamos melhorar nossa preparação para essas reuniões críticas.
Minha avaliação: Julgamento negativo, deixando a pessoa/equipe com baixa segurança psicológica, desmotiva a trabalhar, com medo de que qualquer ação seja alvo de críticas.

1 resposta

Olá, Daniel! Tudo bem?

Como Técnico Federal de Controle Externo, você deve lidar diariamente com a necessidade de precisão e clareza. Suas observações sobre a lista de exercícios refletem exatamente essa mentalidade analítica e estão perfeitas do ponto de vista da comunicação transformadora.

Gostaria de destacar alguns pontos da sua avaliação que são fundamentais para quem quer dominar a arte do feedback:

1. A Armadilha do "Feedback Sanduíche" (Itens 2 e 12)

Sua leitura foi cirúrgica. O "sanduíche" (elogio - crítica - elogio) é uma das técnicas mais usadas, mas também uma das mais perigosas. Como você bem notou, ele cria um ruído de comunicação. O receptor pode sair da conversa achando que está tudo bem (focando nos elogios) ou, pior, passar a desconfiar de qualquer elogio futuro, esperando sempre o "mas" que vem em seguida.

2. O Vazio do Feedback Genérico (Itens 4, 9 e 14)

Feedback sem evidência e sem impacto é apenas um comentário. Dizer "bom trabalho" é gratificante, mas não é educativo. Um feedback efetivo precisa ser acionável: o que exatamente foi bom? Como isso ajudou o time? Sem isso, a pessoa não sabe o que deve repetir para continuar tendo sucesso.

3. A Falta do "Próximo Passo" (Item 5)

Sua observação sobre o tom de "opinião" no item 5 foi excelente. Na comunicação não-violenta e no feedback transformador, após descrever o comportamento e o impacto, precisamos de um pedido claro ou uma sugestão de ação. Sem o direcionamento ("Gostaria de sugerir que usássemos a técnica X para sua gestão de tempo, o que acha?"), o feedback para no problema e não foca na solução.

4. Segurança Psicológica e Julgamento (Item 15)

Você tocou no ponto mais sensível: a segurança psicológica. Ao dizer que algo foi "mal preparado", atacamos a identidade da pessoa e não o processo. Isso gera um comportamento defensivo (luta ou fuga). O ideal seria focar nos fatos: "A apresentação não conteve os dados X e Y, e por isso a direção não aprovou o financiamento". Fatos são incontestáveis; julgamentos são subjetivos.

Dica de Ouro: O Modelo SCI (Situação, Comportamento e Impacto)

Para evitar as armadilhas que você listou, uma ferramenta poderosa é o modelo SCI. Ele ajuda a transformar esses feedbacks genéricos ou "sanduíches" em algo técnico e direto, muito útil no ambiente de controle e gestão:

• Situação: Quando e onde aconteceu? (Ex: Na sprint passada...)
  • Comportamento: O que foi feito? (Ex: ...as tarefas foram entregues após o prazo...)
  • Impacto: Qual foi a consequência? (Ex: ...isso atrasou o QA e o cronograma geral.)

Parabéns pela profundidade da sua análise, Daniel! Ter essa clareza sobre o que não fazer é o primeiro passo para se tornar um líder ou colega com comunicação verdadeiramente transformadora.

Espero que possa ter lhe ajudado! Qual dessas armadilhas você considera a mais difícil de evitar no dia a dia de um órgão público: o feedback genérico por falta de tempo ou a dificuldade em ser direto sem parecer rude?