Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Lista de exercícios

  1. Crie uma variável chamada nome e atribua seu nome completo. Depois, use console.log() para exibir a mensagem: "Olá, [nome]! Seja bem-vindo(a) ao curso de JavaScript!"
const nomeCompleto = 'João Victor Queiroz Ribeiro';
console.log(`Olá, ${nomeCompleto}! Seja bem-vindo(a) ao curso JavaScript`);
  1. Crie duas variáveis: anoAtual e anoNascimento. Calcule a idade da pessoa subtraindo os valores e exiba no console: "Você tem [idade] anos."
let anoAtual = 2025;
const anoDeNascimento = 1997;

let idade = anoAtual - anoDeNascimento;
console.log(`Você tem ${idade} anos!`);
  1. Crie três variáveis com os dados da sua localização: cidade, estado e pais. Em seguida, mostre no console: "Você está em Cidade - Estado, País."
let cidade = 'Olindina';
let estado = 'BA';
let pais = 'Brasil';

console.log(`Você está em ${cidade} - ${estado}, ${pais}. `);
  1. Crie uma variável chamada temCarteira com valor true ou false. Use console.log(typeof temCarteira) para mostrar o tipo dessa variável.
let temCarteira = true;
console.log(typeof temCarteira);
  1. Crie uma variável saldo iniciando com 0. Depois, simule um depósito de 200 e um saque de 50. Mostre o saldo final no console com uma frase explicando.
let saldo = 0;
saldo += 200;
saldo -= 50;

console.log(`Saldo final: ${saldo}`);
  1. Crie variáveis para três disciplinas: matematica, portugues e ciencias, contendo suas respectivas notas. Calcule e mostre a média final com uma mensagem.
let matematica = 6;
let portugues = 7.9;
let ciencias = 8.7;

let media = (matematica + portugues + ciencias)/3;
console.log(`Média final: ${media.toFixed(1)}`);
  1. Crie uma variável chamada salario com valor 3000. Calcule um aumento de 10% e mostre o novo salário com uma frase explicando o motivo.
let salario = 3000;
let aumentoSalarial = salario * 0.1;
salario += aumentoSalarial;

console.log(`Você recebeu aumento de 10% em seu salário. Seu novo salário é de: R$${salario}.`);
  1. Simule um contador de cliques em um botão. Crie uma variável cliques = 0 e incremente 1 a cada "simulação de clique". Mostre o total após 3 simulações.
let cliques = 0;

cliques++;
cliques++;
cliques++;

console.log(`O botão foi clicado ${cliques} vezes.`);
  1. Crie uma constante chamada PI com o valor 3.14. Tente alterar seu valor e observe o erro gerado. Depois, explique por que isso acontece.
const pi = 3.14;
// pi = 4; // O valor de pi não pode ser alterado por se tratar de uma constante;  
console.log(`Não é possível alterar o valor de pi, pois ela é uma constante!`)
  1. Crie uma variável mensagem contendo uma string e outra numero contendo um número. Junte as duas em uma terceira variável e exiba o resultado e o tipo final no console usando typeof.
let mensagem = 'Programação é nota: ';
let numero = 1000;
let resultado = mensagem + numero;

console.log(`${resultado}. Tipo: ${typeof resultado}`);

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi João, tudo bem? 😊

Excelente iniciativa em resolver os exercícios! Você demonstrou um ótimo entendimento dos conceitos de variáveis, tipos de dados e operações básicas em JavaScript. 👍

Seu código está claro e funcional para cada um dos desafios propostos. A forma como você utilizou console.log com template literals (``) para formatar as mensagens é muito eficiente.

Para a questão da constante PI, você está correto ao observar que não é possível alterar seu valor. Em JavaScript, const declara variáveis cujo valor não pode ser reatribuído após a sua inicialização. Isso garante que valores importantes permaneçam fixos durante a execução do programa. 📌

🎓 Para saber mais:

Continue praticando e explorando! 💪