2
respostas

Lista de Exercícios

Esse é o exercício que coloquei em prática:

<?php

#1 - Escreva um programa em PHP que exiba seu nome na tela.
echo "Meu nome é: ";

$nome = "Giovani Amaral" . "\n";

echo $nome;

#2 - Crie um programa em PHP que calcule a média de três notas e exiba o resultado.
echo "A média é: ";

$nota1 = 7.5;
$nota2 = 9.5;
$nota3 = 8.5;

$media = ($nota1 + $nota2 + $nota3) / 3 . "\n";

echo $media;

#3 - Elabore um programa em PHP que receba um valor em metros e converta para centímetros.
echo "O valor de: ";
$metros = 80;

$centimetros = $metros * 100;
echo $metros . "m" . " convertido em centímetros é igual a: " . $centimetros . "cm" . "\n";

#4 - Desenvolva um programa em PHP que verifique se um ano é bissexto ou não.
$ano = 2025;

if (($ano % 4 == 0 && $ano % 100 != 0) || ($ano % 400 == 0)) {
    echo "O ano " . $ano . " é ano bissexto." . "\n";
} else {
    echo "O ano " . $ano . " é ano não bissexto." . "\n";
}

#5 - Escreva um programa em PHP que converta uma temperatura de Celsius para Fahrenheit.
echo "Valor em Fahrenheit: ";
$celsius = 35;

$fahrenheit = ($celsius * 9 / 5) + 32;

echo $fahrenheit . "F" . "\n";
2 respostas

Olá, Marcos. Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar o seu código aqui com a gente. Parabéns pelo trabalho. Continue com essa dedicação.

Você fez um excelente trabalho abordando diferentes funcionalidades do PHP, desde a exibição de variáveis até a implementação de lógicas mais complexas, como a verificação de ano bissexto. Parabéns por colocar em prática os conceitos do curso!

Uma dica interessante para o futuro é utilizar o método round() para arredondar valores de médias ou cálculos com números decimais, quando necessário. Veja como fica o código para arredondar a média para uma casa decimal:

$media = round(($nota1 + $nota2 + $nota3) / 3, 1); echo $media; 

Isso ajuda a melhorar a apresentação dos resultados numéricos. No exemplo acima, o round() arredonda a média para uma casa decimal.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Estou ótimo, professor. E o senhor?

Obrigado pela dica, eu testei e deu certo... Obrigado, mesmo.