Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Lista de caráter, me autoconhecendo

Interessante esse atividade, já havia lido sobre focarmos nos nossos pontos positivos e "esquecer" os negativos. Me bato muito com isso no dia a dia, pois o ponto negativo, por pequeno que seja, me incomoda bastante. A abordagem de encontrar uma força "equivalente" a negativa, porém, com uma valência baixa me fez pensar de maneira bem diferente.

Agora sei por exemplo que posso trocar minha Ansiedade 80% por Tranquilidade 20%, ficando mais fácil de elaborar um plano de ação (Gostaria de) para tratar dessa característica.

Boa psicologia positiva, muito bom!

1 resposta
solução!

Olá, Elfojonas!

Fico muito feliz em saber que a atividade de autoconhecimento está sendo útil para você. Parece que você está no caminho certo, utilizando a abordagem de psicologia positiva para transformar pontos que considera negativos em forças positivas.

É normal que os pontos negativos nos incomodem, mas é importante lembrar que eles também fazem parte de nós e podem ser trabalhados para nosso crescimento pessoal. Como você mencionou, a ideia de substituir, por exemplo, "Ansiedade 80%" por "Tranquilidade 20%" é um ótimo começo.

Aqui vai um exemplo prático: se você se sente ansioso(a) antes de apresentações ou reuniões, pode começar a implementar pequenas práticas de relaxamento, como técnicas de respiração ou meditação, para aumentar seu nível de tranquilidade. Assim, você estará, aos poucos, transformando sua ansiedade em tranquilidade.

O importante é manter o foco nos pontos positivos, sem ignorar os negativos, mas sim trabalhando-os de forma construtiva.

Obrigada pela participação e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software