Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Lista de alunos só carrega após ir para o Formulário e voltar

Olá!

Fiz uma implementação um pouco diferente do instrutor, tentei delegar algumas coisas a mais e encapsular outros comportamentos, mais pelo desafio de fazer um pouco diferente que por qualquer outra razão.

Agora estou com um problema hahahaha

NA verdade, é exatamente o que o título descreve. Eu consigo recuperar as informações do BD, mas só quando eu clico no FAB, vou para o Form e volto. Também funciona se eu clico no botão Home e volto. Se eu faço a reinstalação do app ou então saio com o botão Voltar e inicio o app novamente, nada. Lista Vazia. O que estou deixando passar? No meu entendimento do meu código, toda vez que eu passo pelo onResume, o app deveria atualizar a lista através do método atualizaAdapter.

Aqui estão os arquivos referentes a essa parte

Aqui está o código completo do meu app até o momento - já tem coisas das outras aulas posteriores.

3 respostas
solução!

Oi Vinicius, tudo bem? Então, como falei no outro tópico seu código parece estar correto, mas pode haver um problema de assincronia, é preciso ver se depois que a async task finaliza, se o adapter é notificado da mudança no data set, caso não, acredito que o problema que pode acontecer é justamente esse.

Fala, Wanderson! Tudo certo e contigo?

Cara, eu tinha olhado e olhado várias vezes e não tinha me tocado. É justamente o que você disse. O notifyDataSetChanged estava acontecendo na thead principal e a atualização real da lista estava acontecendo em outro thread, com isso, eu tinha perda na sincronia dos dados. Agora já corrigi isso criando um callback no AtualizaListaAsyncTask.java e passando o notifyDataSetChanged para o onPostExecute. Agora tá funcionando bala.

Show! Mandou bem!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software