1
resposta

Lista de Acesso e vlans

Poderia, ao invés de vlans por setor, serem criadas vlan para gerentes e outra pra funcionários? Então, se criaria uma lista de acesso para a vlan dos gerentes, visando novos gerentes, novos setores e não precisando inclusive alterar o IP dhcp pelo estático? Isso tornaria o fluxo mais lento?

1 resposta

Oi Karen, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Sim, é possível criar VLANs separadas para gerentes e funcionários. Isso pode ser feito configurando as listas de acesso no roteador para permitir o acesso apenas aos gerentes. Dessa forma, você não precisará alterar o IP DHCP para estático.

Ao criar uma lista de acesso para a VLAN dos gerentes, você pode definir as políticas de acesso para novos gerentes e setores, permitindo que apenas eles tenham acesso à rede. Isso pode ser feito configurando a lista de acesso para permitir apenas os endereços IP dos gerentes.

Quanto à velocidade do fluxo, a criação de VLANs separadas para gerentes e funcionários não deve afetar a velocidade da rede, desde que a infraestrutura de rede esteja dimensionada corretamente. O desempenho da rede depende de vários fatores, como largura de banda, capacidade do roteador/switch e a quantidade de tráfego na rede.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software