1
resposta

"Lista" como fonte de dados para tabela Excel.

Prezados,

Estou tentando encontrar uma forma de incluir linhas novas em uma tabela Excel como resultado da execução de um programa que busca fatias de "strings".

A ideia é pegar um texto, fatiar em strings específicas jogando os valores que interessam em uma lista. Ao final, incluir as informações colhidas como linha em uma tabela Excel. Por fim, tal tabela será usada como fonte de dados para uma Mala Direta em documentos Word.

Assim a questão é se existe uma forma desse programa phyton, a cada vez que for executado, acrescentar uma linha na tabela excel.

Caso contrário, há alternativa?

Desde já, agradeço a atenção.

1 resposta

Olá, Yuri José. Belezinha?

Creio que esteja se referindo à manipulação de arquivos.

Para você poder criar uma planilha csv, por exemplo, basta digitar:

arquivo = open("arquivo.csv", "a")

sendo o primeiro arquivo uma variável e o segundo arquivo o nome do documento. Ambos podem ser alterados conforme preferir.

Como você quer utilizar uma planilha e ir adicionando objetos iteráveis (uma lista, no caso), você precisa inserir várias linhas, utilizando o método writelines()

linhas = []
linhas.append("Temperos\n")
linhas.append("Frutas\n")
linhas.append("Grãos\n")

arquivo.writelines(linhas)

Foto 1

Para você fatiar uma string e adicionar cada fatia a uma linha diferente, você pode fazer da seguinte maneira :

a = "Temperos, Frutas, Grãos"
lista = a.split(", ")
outra_lista = []
for x in lista:
    x = x.strip()
    outra_lista.append(f"{x}\n")

arquivo.writelines(outra_lista)

Foto 2

Eu ainda estou fazendo este mesmo curso de manipulação de String então posso estar enganado sobre muitas das coisas que falei aqui, mas acho que seria interessante você pegar uns cursos de data science (pandas, por exemplo), que dá pra fazer até algo mais bacana : )

Espero ter ajudado!

Abraço