Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Linux II - Aula III comandos bg, fg, jobs e pstree (Informação adicional a aula)

No último exercício desta aula, é solicitado que insira o firefox em foreground no bash e depois background e a mesma coisa para o gedit. Entranto, na versão do Ubuntu 17.10, basta você digitar o nome do programa no bash e ele já inicia no background. Porém, para que seja possível inicializar o programa diretamente no foreground, é preciso que seja digitado "nome_programa &". Não sei se isso está valendo para a versão LTS, mas eu tentei diversas vezes e foi assim que consegui seguir o exercícios. Acredito que isso poderia ser incluído como informação no curso, pois isso é algo que se acaba percebendo somente quando está praticando.

Se existe alguma maneira de alterar essa configuração, se alguém puder informar agradeceria também.

4 respostas

Isso deve ser por conta da sua versão do Ubuntu.

Na versão 16.04 o Ubuntu já executa o firefox em background, porém o Gedit ainda executa em foreground.

Compreendo. Para mim, tanto o Gedit quanto o firefox executam em background. Eu preciso sempre utilizar o & para que eles sejam executados no foreground. A questão é que não testei com outros programas para ver se acontece sempre.

solução!

Como o Ubuntu 17.10 teve grandes alterações, como a troca do ambiente gráfico, alguns binários podem ter sido modificados.

Tenta instalar algum programa, como o Eclipse, ou o Packet Tracer. Nesse caso, possa ser que executem em foreground

É eu vou fazer isso. Como a minha VM que eu tenho não possui acesso a internet (Só faço os exercícios e estudo durante os momentos livres do trabalho), eu irei testar em casa e ver se há alguma diferença ou ver se consigo uma VM com uma versão mais antiga do Ubuntu. De qualquer maneira, obrigado pela ajuda :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software