Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Linux desktop

Prezados Senhores: Estou fazendo curso de "DevOps explorando conceitos, comandos e scripts no Linux CLI". O professor, entre outras soluções, instalou uma VM com Ubuntu Server. Só que eu já tenho instalado o Ubuntu Desktop que usei no curso de docer. Seria viável eu fazer este curso de DevOps com o Desktop mesmo ao invés do Server? Ou seria obrigatório o Server?

Obrigado!

1 resposta
solução!

Olá, Marcos!

Você pode, sim, utilizar o Ubuntu Desktop para o seu curso de DevOps. A principal diferença entre o Ubuntu Server e o Ubuntu Desktop é que o Server não vem com uma interface gráfica por padrão, o que o torna mais leve e ideal para servidores. No entanto, ambos compartilham o mesmo núcleo e você pode executar praticamente os mesmos comandos e scripts em ambos os sistemas.

Para o curso de DevOps, que foca em conceitos, comandos e scripts no Linux CLI (Command Line Interface), o que importa é ter acesso ao terminal. No Ubuntu Desktop, você pode abrir o terminal facilmente e executar todos os comandos necessários para o curso. Se você já está familiarizado com o Ubuntu Desktop, isso pode até facilitar o seu aprendizado.

Um exemplo prático é que você pode usar o terminal no Ubuntu Desktop para instalar pacotes, gerenciar serviços e configurar o sistema, da mesma forma que faria no Ubuntu Server. Portanto, não há necessidade de se preocupar com a diferença entre as versões para este curso específico.

Bons estudos!