Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Linux congela constantemente.

Boa tarde pessoal,

Recentemente fiz a instalação de várias distros Linux em meu computador em dualboot com win10, porém todas elas congelavam e os aplicativos travavam constantemente.

Sempre utilizei o meu notebook em dualboot, porém agora no meu PC, não está sendo possível.

Alguém já passou por algo semelhante e poderia me ajudar, grato.

3 respostas

Olá Marcos, tudo bem?

Qual a distribuição Linux você está tentando rodar nessa máquina?

Se o hardware for um pouco mais limitado, instalar distros com uma interface mais leve como XFCE ou LXDE pode ser o caminho.

Você também pode tentar identificar olhando os processos com comando top para analisar o consumo de memória / cpu ... se o congelamento acontece sempre ao tentar executar algum tipo específico de aplicação.

Um abraço e bons estudos.

É configuração é: I3 9100F 16GB RAM GTX 1650 4GB 500GB SSD 1TB HD

Tentei instalar fedora, manjaro e linux mint, mas todos eles congelavam mesmo logo após a instalação.

solução!

Esse é um hardware pra rodar a maior parte das distribuições Linux com tranquilidade ... é provável que o problema que você está enfrentando tenha alguma relação com driver da placa de vídeo ...

Para validar essa hipótese, você pode tentar rodar em modo live alguma distribuição da sua preferência e analisar se com driver genérico no modo live não acontece de congelar ... e se o funcionamento neste modo for ok, tentar instalar já conectado a internet e com opção de instalação de drivers de terceiros ( a maior parte das distribuições recentes traz opção do tipo no setup de instalação)

Um abraço