Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Links sites próprios

Boa Tarde,

Imagine que tenho 10 sites da área de saúde. Cada um focado em uma especialização, porem, ainda saúde. Se todos esses tiverem links entre si, ou então focando em apenas em 1 é favorável para melhorar a relevância desse 1?

13 respostas
solução!

Oi Alde, eh favorável sim, seja para 1 ou pra vários. Por sinal, fazemos isso nas páginas das empresas do grupo caelum, cada uma linkando entre si. Repare no rodapé (e dentro de várias páginas internas) da caelum, alura, casa do código e hipsters.tech.

O que não pode fazer eh deixar esses links exagerados e repetitivos dentro das páginas, deixando de ficar natural.

Obrigado Adriano , sua resposta também me ajudou muito.

No meu caso eu tenho o site da empresa http://nomedaempresa.com.br e o blog da empresa está em http://blog.nomedaempresa.com.br. Estando os dois site no mesmo domínio eu consigo esse resultado positivo?

Isso é link interno, pois o domínio é o mesmo, no caso seu blog será um sub-domínio. Entende-se como uma sub-categoria.

Ajuda um pouco, porém de forma bem menos eficaz que domínios terceiros. Use o Blog para Reviews, campanhas de produtos, ele é excelente pra fazer Marketing de conteúdo. É muito mais fácil alguém compartilhar um Post sobre 10 vantagens em ter o Novo Motorola do que a página de venda do novo Motorola.

Na página de Blog Faça o Review do produto e link o produto. Na página de produto conte que tem uma explicação mais elaborada sobre aquele produto na Página de Blog, contando vantagens, tipos de uso etc. Desde que, a página destino contenha informações relacionadas a página de origem elas ganham força no quesito densidade de assunto. Ou seja, tanto seu Produto quanto sua página de Blog está fortemente associada ao termo buscado.

Entendido. Valeu a ajuda fera!

Mas vale lembrar que, para efeitos de relevância de um domínio, os sub-domínios são diferentes dos domínios, para o Google!

Então toda a relevância do seu domínio NÃO é automaticamente herdada pelo seu subdomínio. Apenas pelas páginas dentro do próprio domínio.

Blza ?

Fiquei com uma dúvida.

Tenho um site que é de um grupo financeiro. Por exemplo: www.empresa.com.br

Este grupo possui 5 negócios diferentes, Neg 1, Neg 2, Neg 3, Neg 4 e Neg 5.

Hoje cada negócio tem seu próprio dominio:

www.neg1.com.br www.neg2.com.br e etc.

Qual é a melhor estratégia para o Grupo tendo em vista que o grupo precisa fortalecer sua marca através dos negócios que são mais conhecidos?

Devo manter os dominios de cada negócio separado ou coloco todos como subdiretório como www.empresa.com.br/neg1????

Pergunto isso pois os sites dos negócios não possuem uma estratégia de conteúdo, são apenas sites institucionais e de fato não estão gerando relevância.

Para este exemplo, qual a recomendação de vocês?

Obrigado.

Só pra eu entender melhor, Rafael, os negócios diferentes são empresas diferentes e possuem outro nome, ou não?

Por exemplo, a Caelum é um grupo e possui a empresa Caelum, a empresa Alura e a empresa Casa do Código. Cada uma possui seu próprio domínio. Mas nesse caso, claramente cada uma possui um nome e vive independente uma da outra.

Oi Adriano, obrigado pelo retorno.

Sim, os negócios do grupo são de fato independentes. Por exemplo:

O grupo possui 7 negócios:

  • Rebocadores;
  • Logística;
  • 3x Terminais Portuários;
  • Offshore;
  • Agência Marítima;

Cada negócio tem um nome como "Nome do Grupo" Rebocadores / "Nome do Grupo" Logística e assim por diante.

Para cada negócio, tenho um domínio separado do grupo.

A minha maior dúvida está na estruturação dos links. Se seria mais vantajoso para o Grupo ter todos os dominios redirecionando para o site do Grupo.com.br/Negocio ou manter os sites isolados (não gerando tráfego) e linkando para o grupo.com.br

Consegui ser claro?

Muito Obrigado pela ajuda.

Seu temor é de que isso se configure em uma link farm e portanto seja pêgo pelo Google?

Não seria o caso já que as linkagens seriam orgânicas. O Google só pega coisas artificiais.

Mas pensando de uma forma mais ampla, não seria ideal para a estratégia que é fortalecer o nome do grupo no endorso dos negócios ter todos os sites com subdireorio? A minha duvida está mais relacionada ao link Juice e page Rank tendo em vista que meus sites sozinhos não estão evoluindo organicamente e também não temos a intenção de torna-los dinâmicos. Na visão de vocês, vale a pena arriscar trazendo tudo para dentro do grupo.com.br ou vocês acham que devo continuar com eles separados e fazendo links por exemplo no rodapé?!

Obrigado pela atenção.

Exato Rafael, eu acho que no seu caso faz mais sentido fortalecer as páginas do grupo, mantendo em um domínio só e tudo embaixo desse domínio.

Senão você vai ter que acabar brigando para rankear bem em 4 negócios que não são concorrentes.

Exatamente. Muito obrigado pela ajuda nesta visão.

Valeu!!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software