Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

LinkedList possui indice ?

"Correto, as listas sempre possuem um índice (podemos acessar o elemento através da posição).

Além disso, existe mais uma característica: lista aceitam elementos duplicados, mas sobre isso falaremos um pouco mais na frente."

Eu fiquei com uma dúvida sobre a afirmação acima, o LinkedList possui indice ?

Eu entendi que o LinkedList não possui indice para acesso direto, portanto sempre começa a leitura pela primeira posição, até chegar na posição que preciso ler.

Obrigado, Daniel.

1 resposta
solução!

Olá Daniel, tudo bem?

Ao contrário dos arrays, as listas encadeadas (LinkedList) não possuem índices. Em vez disso, eles têm nós. Um Node é uma unidade básica de uma estrutura de dados sem índice específico. Em listas vinculadas, os nós se conectam ou se vinculam a outros nós por meio de ponteiros formando uma estrutura semelhante a uma cadeia vinculada.

Os LinkedList são realmente bons em inserção e exclusão. Ao contrário dos arrays, onde inserir na frente exige que desloquemos/empurremos os elementos seguintes, em uma lista encadeada, ao inserir na frente da lista, tudo o que precisamos fazer é criar o novo elemento/node e fazer os apontamentos.

No entanto, os LinkedList, ao contrário dos arrays, não possuem índices. Para acessar um elemento ou nó específico dentro de uma lista encadeada, devemos pesquisar a lista sequencialmente, começando desde o primeiro nó, como você pode imaginar, não é a estrutura de dados mais eficiente para realizar operações de pesquisa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software