1
resposta

Link building - repetição de texto âncora (anchor text)

Olá!

Tenho uma dúvida sobre repetição de texto âncora em um caso específico.

Eventualmente, troco textos com outros blogs como parte da estratégia de link building. Sei que não devemos utilizar o mesmo texto âncora em vários textos, e sempre escolho termos distintos para inserir meus links.

No entanto, na parte de autoria desses textos, o link está sempre atrelado a um mesmo texto âncora, que é o nome da empresa: Escrito por "Nome da Empresa" [hyperlink para o site]

Isso é um problema? Posso ser penalizada de alguma forma?

Obrigada!

1 resposta

Tudo bem Karina? Essa dúvida é bastante comum em SEO. A utilização do texto âncora como o nome da empresa pode impactar na perda de relevância do conteúdo para onde o link aponta. A vantagem de ter textos âncora referentes ao conteúdo de destino basicamente é para chamar a atenção do usuário para o click. Não é regra e nem sempre é necessário que o texto seja a palavra-chave exata para o texto destino, podendo ser um “clique aqui”, “saiba mais”, mas isso quando o link aparece ao longo do texto, pois assim o buscador identifica o assunto e qualifica da forma necessária. Textos de rodapé ou de autoria apenas com mesma âncora para conteúdos diferentes pode fazer com que o buscador não dê a devida importância para seu conteúdo. Todo e qualquer link que possa ser marcado como ruim, você pode solicitar ao buscador que ele ignore esse link, ex: se o site onde aparece link para o seu site sofrer alguma penalização ou algo que possa te prejudicar, use o Disavow do Google para informar que determinado link não é relevante ou que você não tem acesso para altera-lo e quer que ele ignore, assim seu site não sofre respingos de penalização de outros sites. Não sei se ficou muito clara a explicação, mas qualquer coisa é só mandar mais dúvidas que iremos respondendo. Abraços