Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Linguagens para Machine Learning, IA, Modelagens Estatísticas

Pessoal, boa tarde.

Sempre vejo cursos relacionado ao tema de Machine Learning, IA e relacionados envolverem a linguagem Python, juntamente com softwares estatísticos, como o R, por exemplo.

Python é de fato a linguagem mais indicada para essa aplicação, ou daria para fazer isso em C, por exemplo?

Por fim, qual linguagem vocês sugerem para quem quer trabalhar com esses assuntos que citei no tópico?

Muito obrigado, grande abraço.

9 respostas

Oi Guilherme.

Você pode fazer isso em qualquer linguagem, no fim das contas são algoritmos. O Python foi a linguagem que a comunidade escolheu sacou? Ai fica a sua escolha em usar ou não =]

abraço

Caio, primeiramente obrigado pelo comentário.

O fato de a comunidade ter escolhido Python não significa que ele possui certas facilidades em termos de bibliotecas, comandos prontos e comunicação com softwares estatísticos? (desculpe se estiver falando besteira, sou iniciante na área).

Caso ele não tivesse essas facilidades inicialmente, pelo fato da comunidade ter escolhido, será que a linguagem não passou a ter?

Obrigado :D

Os motivos de terem escolhidos python eu não saberia dizer Guilherme, pode ser seja exatamente os pontos que levantou, eu também posso chutar que seja pelo motivo da linguagem ser bem amigável para quem está começando a desenvolver e já quer se envolver com o Machine Learning. =]

abraço

Show! Mais uma vez, obrigado.

Posso deixar o tópico aberto por mais tempo para que mais pessoas contribuam?

Pode sim, sem problemas.

solução!

Olá Guilherme!

Existem diversos frameworks que trabalham com Machine Learn e outras áreas de IA, e diversas linguagens possuem bibliotecas para serem usadas.

Não consigo te dizer o por quê o Phyton é linguagem mais popular, mas posso dizer que é bem fácil começar a aprender por ela.

O Phyton tem uma biblioteca muito famosa chamada scikit-learn que demora apenas alguns minutos para ser instalado. O curso de Machine Learn aqui do Alura ensina o passo-a-passo.

Para C, existe um framework chamado Torch (http://torch.ch/)

Para C++, existe o mlpack (http://mlpack.org/)

Até hoje só brinquei com o Phyton mesmo, então não tenho muito o que falar dos outros frameworks, mas se fosse dar uma dica eu diria para começar IA com Phyton mesmo porque ela é uma linguagem bem fácil de se aprender e bem rápida para desenvolver pequenos scripts para estudo.

Espero ter ajudado!

Arthur, boa tarde.

Muito obrigado pela ajuda!

Estou migrando mentalmente entre Python e C, hahaha. Já tenho um conhecimento em C, mas como disse, todo mundo que vejo falando sobre o tema, fala de Python. Como vocês disseram que é ligeiramente tranquila de aprender, estou um pouco indeciso, haha.

Vou especificar um pouco mais a pergunta: vou fazer iniciação científica na universidade e a proposta do trabalho é criar uma heurística que auxilie empresas de logística de distribuição na elaboração de rotas para que elas tenham o menor custo possível com transporte (é uma área do conhecimento chamada Pesquisa Operacional, talvez na computação -sou da Eng de Produção- o pessoal veja com o nome de Álgebra Linear e otimização). Diante disso, trabalharemos bastante com estatística, grafos, clusterização, matriz e vetores, entre outras.

Isso ajuda a definir melhor qual linguagem utilizar levando-se em consideração os pontos já citados em termos de facilidade em lidar com esses tópicos? (Desculpe se eu estiver sendo repetitivo, é que como não sou nativo da área de computação, gostaria de avançar os estudos em uma linguagem que fosse me oferecer certas facilidades em lidar com tudo isso, fosse aceita pelo meio e que não fosse "sair de moda" em pouco tempo).

Obrigado novamente.

Acredito que nenhuma linguagem vai cair em desuso tão cedo, é mais uma questão de qual você se sente mais confortável para programar.

Você pode usar o Torch se não quiser aprender uma outra linguagem, mas a minha preferência pessoal é Phyton, pois acho que ela é mais fácil de se lidar do que com o C.

Aprender o Phyton pode ser uma boa alternativa pois existem sistemas embarcados no mercado que aceitam Phyton para o desenvolvimento (Arduino, por exemplo).

Show!

Valeu demais Arthur!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software