Arthur, boa tarde.
Muito obrigado pela ajuda!
Estou migrando mentalmente entre Python e C, hahaha. Já tenho um conhecimento em C, mas como disse, todo mundo que vejo falando sobre o tema, fala de Python. Como vocês disseram que é ligeiramente tranquila de aprender, estou um pouco indeciso, haha.
Vou especificar um pouco mais a pergunta: vou fazer iniciação científica na universidade e a proposta do trabalho é criar uma heurística que auxilie empresas de logística de distribuição na elaboração de rotas para que elas tenham o menor custo possível com transporte (é uma área do conhecimento chamada Pesquisa Operacional, talvez na computação -sou da Eng de Produção- o pessoal veja com o nome de Álgebra Linear e otimização).
Diante disso, trabalharemos bastante com estatística, grafos, clusterização, matriz e vetores, entre outras.
Isso ajuda a definir melhor qual linguagem utilizar levando-se em consideração os pontos já citados em termos de facilidade em lidar com esses tópicos? (Desculpe se eu estiver sendo repetitivo, é que como não sou nativo da área de computação, gostaria de avançar os estudos em uma linguagem que fosse me oferecer certas facilidades em lidar com tudo isso, fosse aceita pelo meio e que não fosse "sair de moda" em pouco tempo).
Obrigado novamente.