1
resposta

Linguagem regionalista exagerada

Fala galera, acabei de ver a aula sobre linguagem do podcast e me veio um pensamento.

Sou aqui de São Luís do Maranhão e recentemente vejo uma onda de produção cultural que explora o regionalismo na linguagem, usa gírias que só quem é daqui conhece. Até ai massa, acho legal usar esse tipo de linguagem e até é uma forma de exaltar a cultura. Porém, as vezes vejo uns programas que utilizam isso ao extremo e deixam uma linguagem que, apesar de eu conseguir entender, não é familiar, ninguém fala dessa forma.

Ai queria saber, onde vocês moram acontece isso também? Fiquei curioso pra saber se isso é uma coisa do maranhense ou acontece em outros lugares também.

1 resposta

Oi, Caio, tudo bem?

É uma boa reflexão. Sou de Alagoas e acontece algo parecido também, mas eu acredito que isso tem a ver mais em deixar a produção mais natural e com a cara de quem tá fazendo. Se formos pensar, as produções com um foco mais informal do sudeste, seja podcast, videos, etc tem essa mesma relação com a linguagem: ser o mais natural possível. Porém, se o produto quer ser mais formal e etc, talvez seja um ponto sensível que pode ser pensando em como melhor abordar para chegar a mais ouvintes possíveis.

Novamente, desculpa a demora em te responder. Qualquer dúvida, é só falar!