1
resposta

Linguagem não verbal positiva e negativa

Um exemplo de linguagem corporal positiva:

• No momento em que alguém está conversando com você ou simplesmente explicando algo, realizar um movimento vertical com a cabeça (o mesmo que usamos para representar a resposta positiva "sim") de forma lenta e controlada demonstra que está prestando atenção. Logicamente, fazer este movimento sem estar prestando atenção é errado, pois além de estar tentando enganado a pessoa, também está deixando de ser assertivo na questão da escuta ativa; acredito eu, enganado até a si próprio.

Um exemplo de negativa:

• Manter um aspecto de tédio enquanto o outro busca ter uma comunicação com você. Explicando melhor, manter uma expressão facial de como alguem que queria estar fazendo outra coisa ou que está achando a conversa chata. Pensando na possibilidade de realmente a pessoa não querer estar ali, naquela conversa, não tenho a certeza de que este exemplo é um exemplo de linguagem corporal negativa.

Minha linguagem corporal

Eu nunca prestei atenção na minha linguagem corporal no dia a dia, até pouco tempo. Já pensei em deixar o celular de lado enquanto alguém conversa comigo, creio que isso irá demonstrar que estou dando atenção a outra pessoa, além de, realmente, me fazer ter atenção. Como um adendo, atualmente eu tenho gostado de apresentar trabalhos publicamente na faculdade e de realizar pregações, a primeira nuna gostei de fazer, além de nunca me preparar devidamente. Contudo, nunca notei a minha expressão corporal, mas, creio que seja positiva, pois ando enquanto falo, deixo os braços gesticulando um pouco e faço mínimos gestos.

1 resposta

Achei legal o fato de você começar a prestar mais atenção na sua linguagem corporal no dia a dia, e mais ainda, o reconhecimento de que estar presente – sem o celular ou outras distrações – é uma maneira de mostrar que realmente está dando atenção à pessoa. Isso é um exemplo clássico de como a linguagem corporal positiva pode transformar a qualidade de uma conversa. Às vezes, o simples fato de estarmos totalmente presentes com alguém já diz mais do que qualquer palavra.

A sua experiência com apresentações também é interessante! Você mencionou que, antes, não gostava de fazer apresentações públicas, mas agora tem se sentido mais à vontade. Isso é um ótimo sinal de que sua confiança está aumentando, e com isso, sua linguagem corporal tende a ficar mais natural e envolvente. O fato de você andar e gesticular enquanto fala é uma ótima maneira de manter a energia e engajamento com o público. Gestos naturais ajudam a criar uma conexão mais forte, mostrando que você está confiante e confortável no que está dizendo.

Eu diria que, mesmo que você não tenha notado conscientemente sua expressão corporal, seu comportamento já reflete uma linguagem corporal positiva. A verdadeira mudança acontece quando ficamos mais atentos e conscientes de como nossos gestos e expressões impactam as outras pessoas. A boa notícia é que você já está no caminho certo, praticando a escuta ativa e a conexão com os outros!