3
respostas

Linguagem e Bancos de dados - Free e OpenSource

Ola pessoal! Acabei de ingressar nesta comunidade! Gostaria de saber os pros e contras das linguagens e bancos de dados free e open source. Sou da area de Infra, com experiencia e varias certificacoes em produtos para grandes corporacoes. Estou iniciando a jornada de programacao, tenho conhecimentos de logica e programacao, mas nao das atuais ferramentas (Assembler, C, Pascal).

Busco conhecimento com ferramentas sem necessidade de licenciamento para ambiente Web (desktop e mobile multiplataforma) para um projeto pessoal. Qual caminho voces recomendam para eu trilhar?

3 respostas

Oi Claudio, as ferramentas open source imperam na maioria das plataformas :). Até a microsoft ta indo para esse caminho, liberando o código fonte de vários projetos.

Então pode ir com segurança nelas, óbvio que sempre verificando a estabilidade e evolução da mesma. Pegando Java como exemplo, a maioria das ferramentas e frameworks famosos do mercado são open source :). Nem contei os bancos de dados, mysql e postgresql são amplamente usados mundo a fora.

Alberto, obrigado por responder, mas eu preciso um pouco mais de elementos tecnicos para decisao. Espero algo do tipo o codigo do DNA da asa esquerda da mosca albina de olho perolizado eh tal!!! Ou o local do nosso encontro sao tais coordenadas de latitude e longitude!!!

Entendi o conceito de open-source, valeu!

Se voce ou algum puder me informar, escolhendo apenas 1 produto FREE: mysql ou postgress? Por que? Java, Ruby, Python? Por que?

Experiencia pessoal para mim tem mais valor, mas pode ser tambem algum link com tabelas comparativas.

Opa Claudio, vou colocar uma lista das ferramentas relacionadas ao mundo Java.

• Eclipse => Junto com o IntelliJ(paga) é a IDE mais utilizada pelas empresas para desenvolver código Java.

• Tomcat e Jetty => Servidores web mais utilizados por aplicações web escritas em Java no mundo inteiro.

• WIldlfy => Servidor de aplicação mantido pela RedHat muito utilizado por várias grandes empresas. Por exemplo a Bovespa e vários bancos.

• Aqui agora vou listar uma pequena lista de frameworks que são muito utilizados nas empresas: Spring, Hibernate, JSF, VRaptor, Akka etc.

Em relação ao mundo dos bancos de dados temos a mesma situação. Da uma olhada na página de clientes do MYSQL => https://www.mysql.com/customers/