Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Linguagem de Programação x IA

Hoje programo em C# e TypeScript/JavaScript. Sei que estas liguagens pode ser utilizadas com IA.

Entretanto, estou questionando se é interessante estudar Python ou Java, para me preparar para estudar IA.

Convesando com alguém, foi dito que Python virou modinha, e não há muito mercado de trabalho para ele. Java seria uma opção mais interessante.

É também necessáro avaliar qual a melhor opção para seguir os cursos.

Alguma sugestão?

2 respostas
solução!

Oii Reinaldo, tudo bem?

Que bom que você está interessado em se aprofundar em IA!

Primeiro, é verdade que tanto C# quanto TypeScript/JavaScript podem ser usados com IA, mas a escolha da linguagem pode influenciar bastante na sua curva de aprendizado e nas ferramentas disponíveis.

Python é amplamente utilizado na comunidade de IA e machine learning por várias razões:

1. Bibliotecas e Frameworks: Python tem uma vasta gama de bibliotecas e frameworks como TensorFlow, Keras, PyTorch, Scikit-learn, entre outros, que facilitam muito o desenvolvimento de modelos de IA.
  2. Comunidade e Recursos: A comunidade de Python é enorme e muito ativa, o que significa que você terá acesso a muitos tutoriais, cursos, e ajuda em fóruns.
  3. Facilidade de Aprendizado: Python é conhecido por sua sintaxe simples e legível, o que pode tornar o aprendizado mais rápido e menos doloroso.

Agora, sobre o mercado de trabalho, é um pouco relativo. Python é muito utilizado em startups e empresas de tecnologia focadas em inovação. Aqui mesmo na Alura, usamos muito Python.

Java é uma linguagem robusta e muito utilizada em grandes corporações, especialmente em sistemas de backend e aplicações corporativas. Java também tem suas próprias bibliotecas para IA, como Deeplearning4j, mas não é tão popular quanto Python nesse campo específico.

Se você já tem experiência com C# e JavaScript, aprender Python pode ser uma transição suave e te abrir muitas portas no campo de IA. Mas, se você já está confortável com Java ou vê mais oportunidades de emprego na sua região ou no seu nicho com Java, pode ser interessante seguir por esse caminho.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Obrigado,