1
resposta

Linearidade excessiva

Linearidade excessiva: Muitos educadores argumentam que a estrutura hierárquica da taxonomia (lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar) não reflete a natureza não linear do pensamento humano. O aprendizado real muitas vezes envolve saltos entre esses níveis ou a atuação simultânea em vários deles.

1 resposta

Oi, Miguel! Como vai?

Você levantou um ponto muito válido sobre a Taxonomia de Bloom: ela realmente sugere uma ordem de níveis, mas, na prática, nosso cérebro não funciona assim. É comum a gente lembrar, aplicar, analisar e criar tudo ao mesmo tempo, de forma não linear.

Por isso, o ideal é usar a taxonomia como um guia flexível, não como uma escada obrigatória. Ela ajuda a planejar atividades que envolvam desde tarefas mais simples até as mais complexas, mas cada pessoa pode transitar entre os níveis de acordo com suas experiências e necessidades no momento de aprender.

Assim, o importante é perceber que o processo de aprendizado é vivo e pode misturar tudo isso de forma orgânica.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

  Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado