1
resposta

Line-height em percentual no grid de 8pts

Boa noite, rapaziada! Estou acompanhando a formação e tive uma certa confusão de aplicabilidade de duas recomendações que ouvi: na parte de documentar a tipografia no zeroheight, o Mateus menciona sobre aplicar o line-height com percentual, que acaba sendo baseado na escala modular da fonte, porém, aplicando isso a um grid de 8pts ficaria complicado de implementar os espaçamentos corretamente levando em conta que a altura dos elementos de texto não seria múltipla de 8.

O que tenho feito ultimamente é utilizar a escala modular para definir os tamanhos de texto, porém, para line-height, utilizo valores múltiplos de 8 maiores que o tamanho da fonte e vou experimentando. Por exemplo, em textos de tamanhos entre 14 e 20px, eu utilizaria 24px para dar um espaço confortável. Isso seria uma boa prática? Como vocês trabalham essas duas questões nos seus DS's?

Obrigado pelo conteúdo, está me acrescentando bastante!

1 resposta

E aí Renato, como vai meu querido?

Então, o tamanho da caixa de texto não precisa ser múltipla de 8, exatamente porque a altura da tela é extremamente variável. O ponto de atenção é especificamente nas larguras, para que, por exemplo, num monitor de 1920x1080, esses 1920px sejam bem aproveitados, seguindo os múltiplos de 8 que utilizamos. O 1920px é sempre fixo, porque não podemos ultrapassar isso em produtos que tem rolagem vertical, e exatamente por ter rolagem vertical que a altura da página pode ser variável. E aí pra esse caso, cabe utilizar espaçamentos pra mantermos a harmonia.