Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Line-height em percentual no grid de 8pts

Boa noite, rapaziada! Estou acompanhando a formação e tive uma certa confusão de aplicabilidade de duas recomendações que ouvi: na parte de documentar a tipografia no zeroheight, o Mateus menciona sobre aplicar o line-height com percentual, que acaba sendo baseado na escala modular da fonte, porém, aplicando isso a um grid de 8pts ficaria complicado de implementar os espaçamentos corretamente levando em conta que a altura dos elementos de texto não seria múltipla de 8.

O que tenho feito ultimamente é utilizar a escala modular para definir os tamanhos de texto, porém, para line-height, utilizo valores múltiplos de 8 maiores que o tamanho da fonte e vou experimentando. Por exemplo, em textos de tamanhos entre 14 e 20px, eu utilizaria 24px para dar um espaço confortável. Isso seria uma boa prática? Como vocês trabalham essas duas questões nos seus DS's?

Obrigado pelo conteúdo, está me acrescentando bastante!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

E aí Renato, como vai meu querido?

Então, o tamanho da caixa de texto não precisa ser múltipla de 8, exatamente porque a altura da tela é extremamente variável. O ponto de atenção é especificamente nas larguras, para que, por exemplo, num monitor de 1920x1080, esses 1920px sejam bem aproveitados, seguindo os múltiplos de 8 que utilizamos. O 1920px é sempre fixo, porque não podemos ultrapassar isso em produtos que tem rolagem vertical, e exatamente por ter rolagem vertical que a altura da página pode ser variável. E aí pra esse caso, cabe utilizar espaçamentos pra mantermos a harmonia.