Bom dia. Fiz uma implementação neste exemplo de jogo de adivinhação, incrementando no sentido de limitar uma adivinhação de um número variando de 1 a 512 no menor número de tentativas possível. Porém gostaria de limpar a tela no início do jogo e depois a cada tentativa de digitação de um número incorreto. Pesquisei porém a instrução os.system.cls não funcionou... Gostaria também de criar uma classe para limpar a tela e chama-la quando entender como necessário.
#modulos importados import random import os
print("*") print("Bem vindo ao jogo de Adivinhação!") print("*")
lim_inferior = 1 lim_superior = 512
numero_secreto = random.randrange(lim_inferior, lim_superior +1) total_de_tentativas = 1
print(numero_secreto)
for rodada in range(1, lim_superior): os.system("cls" if os.name == 'nt' else 'clear')
Limpa_tela()
print("{:3d} a. tentativa".format(total_de_tentativas))
chute_str = input("Digite um número entre {:1d} e {:3d}: ".format(lim_inferior, lim_superior))
chute = int(chute_str)
print("Você escolheu o número: {:3d}".format(chute))
total_de_tentativas = total_de_tentativas + 1
if(chute < lim_inferior or chute > lim_superior):
print("Você deve digitar um número entre {:1d} e {:3d}!".format(lim_inferior, lim_superior))
continue
acertou = chute == numero_secreto
maior = chute > numero_secreto
menor = chute < numero_secreto
if(acertou):
print("Você acertou!")
break
else:
if(maior):
print("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto.")
elif(menor):
print("Você errou! O seu chute foi menor do que o número secreto.")
print("Fim do jogo. Parabéns! Você acertou o número secreto na {:3d} tentativa.".format(total_de_tentativas))