1
resposta

Limpar formulário

Parabéns a Alura pelo conteúdo, eu tenho uma pequena experiência em JavaScript e estou fazendo as formações em JavaScript

Eu estou fazendo a aula sobre localStorage e tem um momento da aula que o professor salva os elementos criados em uma variavel e depois usua mesma usando ponto value e igual aspas simples como no codigo abaixo.

    name.value = ''
    quantity.value = ''

Só que eu estou usando a função reset no código abaixo, veja a linha 9:

const form = document.getElementById('novoItem')
const listItens = document.getElementById('listItens')

form.addEventListener('submit', (e) => {
    e.preventDefault()
    const name = e.target.elements['nome'].value
    const quantity = e.target.elements['quantidade'].value
    createItem(name, quantity)
    form.reset()
})

function createItem(name, quantity){

    const newItem = document.createElement('li')
    newItem.classList.add('item')

    const quantityItem = document.createElement('strong')
    quantityItem.innerHTML = quantity

    newItem.appendChild(quantityItem)
    newItem.innerHTML += name

    listItens.appendChild(newItem)
}

Isso atrapalha a operação do sistema que estamos criando?

1 resposta

Olá, Rodrigo, tudo bem?

A função reset() que você está usando é uma maneira válida de limpar o formulário, além de ser bem simples, muito bem! Ela basicamente limpa todos os campos de entrada no formulário. No entanto, é importante notar que ela não limpa qualquer armazenamento de dados que você possa ter configurado, como o localStorage que você mencionou.

Em relação à sua pergunta se isso atrapalha a operação do sistema que você está criando, acredito que não Rodrigo, você apenas utilizou de um meio diferente, para limpar o campo.

Em resumo, a função reset() e a maneira como o professor limpa os campos de entrada (name.value = '' e quantity.value = '') são duas maneiras diferentes de alcançar o mesmo objetivo. Ambas são válidas e não devem interferir com o continuar do seu projeto.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software