Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Limitações do xamarin forms?

Bom dia a todos !!!

Quais as limitações do xamrin forms? Que tipo de app não consigo desenvolver? Da para fazer app com a base de dados na nuvem? Trabalhar com webservice? Fazer jogos?

Att. Vinicius

6 respostas
solução!

Olá Vinicius

Quais as limitações do xamrin forms? Que tipo de app não consigo desenvolver?

Xamarin.Forms não é indicado para jogos de alta performance, por exemplo. Nesse caso recomenda-se Xamarin.iOS ou Xamarin.Android.

Da para fazer app com a base de dados na nuvem?

Sim, com certeza. Veja as features que podem ser desenvolvidas com Xamarin.Forms e a nuvem Azure da Microsoft:

  • Autenticação de usuário
  • Notificações por push
  • Armazenamento e conexões de dados
  • Sincronização offline
  • Serviços cognitivos
  • DevOps móveis
  • Aplicativo de exemplo Shopping Demo App

Para saber mais: https://azure.microsoft.com/pt-br/features/xamarin/

Trabalhar com webservice?

Sim. No link isso é explicado em mais detalhes.

Fazer jogos?

Sim, com Xamarin.Forms você pode desenvolver jogos de tabuleiro, como Xadrez ou Tetris.

Porém, Xamarin.Forms é mais indicado para aplicações comerciais, chamadas de "Line of Business" (LOB). Para jogos que exigem alta performance, recomenda-se Xamarin.iOS ou Xamarin.Android, combinados com frameworks como CocosSharp, MonoGame ou UrhoSharp:

https://docs.microsoft.com/en-us/xamarin/graphics-games/game-development/

O alura tem algum curso de xamarin.Android?

Olá, Vinicius

Não, nossos cursos são voltados para Xamarin.Forms, porém nesses cursos abordamos um pouco de intents e activities do Android no projeto Xamarin.Android que acompanha o Xamarin.Forms do curso, para acessar recursos específicos da plataforma (como câmera e banco de dados).

Boa noite Marcelo,

Estou estudando Xamarin.Forms para desenvolver aplicativos comerciais por causa do meu serviço. Porem, como interesse pessoal queria aprender a desenvolver jogos. Qual plataforma seria mais indicada?

Estou estudando Xamarin.Forms para desenvolver aplicativos comerciais por causa do meu serviço. Porem, como interesse pessoal queria aprender a desenvolver jogos. Qual plataforma seria mais indicada?

Dessas que citei, só fiz algumas coisas com o MonoGame. Mas depende do jogo que você quer desenvolver: seria 2D, 3D, tabuleiro...?

Eu recomendaria você baixar um projeto de exemplo que seja parecido com o jogo que quer desenvolver. Por exemplo, se você quer fazer um clone do "Angry Birds", procure um que seja parecido, baixe e teste. Se quiser um jogo "plataforma" tipo "Super Mario", baixe um projeto de exemplo de plataforma. Depois disso, você pode estudar como o jogo funciona, como os arquivos de imagens, sons e música são carregados, e como o jogo executa os "loops" de Update/Render (todo jogo possui esses 2 loops).

Depois de entender como funciona um jogo, comece a trocar imagens, sons, música, etc. e alterar os parâmetros dele, até você ficar confiante pra "botar a mão na massa" desenvolver seu próprio jogo.

Bom dia Marcelo,

Obrigado pelo retorno. Não tem um jogo especifico que quero desenvolver....eu quero desenvolver por desenvolver.

Vou baixar alguns jogos para estudar.

Att.