Olá, irá fazer alguma diferença se eu ligar a resistência na perna positiva do LED ao invés da negativa como está no exemplo?
Olá, irá fazer alguma diferença se eu ligar a resistência na perna positiva do LED ao invés da negativa como está no exemplo?
Fala aí Lisiane, tudo bem?
Ao ligar dessa forma que você mencionou, seu led não irá acender. Pois o led é um diodo, logo sua energia só circula em um único sentido.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Olá boa tarde!
Na verdade a posição dos resistores não tem influência pois a maior tensão recai sobre a maior resistência (nesse caso o resistor) de maneira que você pode medir a queda de tensão em cima do resistor antes ou depois do LED que será o mesmo valor.
abraços
Pessoal, estou com a mesma dúvida, e continuo não entendendo... Estou colocando mais resistência no negativo? O positivo vai chegar na perna maior com a amperagem alta de qualquer forma... Lógicamente, o correto não seria eu colocar resistência para quem provê a energia, garantindo que ela vá chegar menor?
Olá, por analogia eu também acho que fica meio difícil de entender. Porém, eu dei uma olhada no assunto de "circuitos em série", pois o diodo está ligado em série com o resistor. Nesse tipo de circuito, a corrente elétrica (i) é a mesma no circuito, o que seria portanto a corrente calculada. A Voltagem é que diminui. O que seria diferente se o circuito fosse um "circuito em paralelo" . Voltando ao caso do exemplo dado, tanto faz se for antes ou depois, como o Evanoel falou.
Ola Pessoal...
Assistindo o vídeo, admito que fiquei surpreso ao ligar o resistor no neutro , GND, Negativa tendo em vista que a conexão que leva energia de 5V deve ser reduzida, entendo que é ela que deve ser reduzida. A posição do resistor neste sentido, ja teria passado pelo LED e queimado pois ja passou os 5V.
Por favor professor, explique de forma convincente o motivo do resistor estar ligado no neutro, gnd negativo.
Sua resposta: "Ao ligar dessa forma que você mencionou, seu led não irá acender. Pois o led é um diodo, logo sua energia só circula em um único sentido. " foi muito rasa, não entendi.
Obrigado, Daniel