5
respostas

Ligar resistor na perna positiva

Olá, irá fazer alguma diferença se eu ligar a resistência na perna positiva do LED ao invés da negativa como está no exemplo?

5 respostas

Fala aí Lisiane, tudo bem?

Ao ligar dessa forma que você mencionou, seu led não irá acender. Pois o led é um diodo, logo sua energia só circula em um único sentido.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Olá boa tarde!

Na verdade a posição dos resistores não tem influência pois a maior tensão recai sobre a maior resistência (nesse caso o resistor) de maneira que você pode medir a queda de tensão em cima do resistor antes ou depois do LED que será o mesmo valor.

abraços

Pessoal, estou com a mesma dúvida, e continuo não entendendo... Estou colocando mais resistência no negativo? O positivo vai chegar na perna maior com a amperagem alta de qualquer forma... Lógicamente, o correto não seria eu colocar resistência para quem provê a energia, garantindo que ela vá chegar menor?

Olá, por analogia eu também acho que fica meio difícil de entender. Porém, eu dei uma olhada no assunto de "circuitos em série", pois o diodo está ligado em série com o resistor. Nesse tipo de circuito, a corrente elétrica (i) é a mesma no circuito, o que seria portanto a corrente calculada. A Voltagem é que diminui. O que seria diferente se o circuito fosse um "circuito em paralelo" . Voltando ao caso do exemplo dado, tanto faz se for antes ou depois, como o Evanoel falou.

Ola Pessoal...

Assistindo o vídeo, admito que fiquei surpreso ao ligar o resistor no neutro , GND, Negativa tendo em vista que a conexão que leva energia de 5V deve ser reduzida, entendo que é ela que deve ser reduzida. A posição do resistor neste sentido, ja teria passado pelo LED e queimado pois ja passou os 5V.

Por favor professor, explique de forma convincente o motivo do resistor estar ligado no neutro, gnd negativo.

Sua resposta: "Ao ligar dessa forma que você mencionou, seu led não irá acender. Pois o led é um diodo, logo sua energia só circula em um único sentido. " foi muito rasa, não entendi.

Obrigado, Daniel