Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Ligar o resistor no GND

Alguém sabe me dizer por que o meu não funciona se eu fizer como o professor fez no vídeo? No caso, ligar o resistor direto na linha do GND. O meu só funciona da forma que eu fiz na imagem.

Não sei se deu para entender minha dúvida, espero que sim.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, dev! Tudo bem?

Quando colocamos jumps na linha do GND e o ligamos à uma extremidade do LED estamos executando o mesmo processo de ligar a extremidade do LED ao GND diretamente, porém apenas mudamos a forma de fazê-lo, adicionando um novo caminho nesse processo, representado pelo jump.

Porém, se o circuito não está funcionando na ligação direta mas está funcionando na ligação através de jumps, conseguimos testar e saber que não há problema com o funcionamento de nenhum componente e nem com o funcionamento da linha do GND.

Dessa forma, muito provavelmente o problema pode estar acontecendo devido a algum mau contato entre o componente e o ponto da protoboard, gerando um problema na conexão devido a falta de firmeza nesse contato. Somado a isso, outra possível causa é a inversão de polaridade do LED, que acontece se conectarmos o anodo e o catodo de forma inversa, visto que os LEDs só acendem quando a corrente elétrica passa na direção correta, do anodo (lado mais longo, positivo) para o catodo (lado mais curto, negativo).

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Acredito que o problema seja na minha protoboard mesmo. Obrigada :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software