Alguém sabe me dizer por que o meu não funciona se eu fizer como o professor fez no vídeo? No caso, ligar o resistor direto na linha do GND. O meu só funciona da forma que eu fiz na imagem.
Não sei se deu para entender minha dúvida, espero que sim.
Alguém sabe me dizer por que o meu não funciona se eu fizer como o professor fez no vídeo? No caso, ligar o resistor direto na linha do GND. O meu só funciona da forma que eu fiz na imagem.
Não sei se deu para entender minha dúvida, espero que sim.
Oi, dev! Tudo bem?
Quando colocamos jumps na linha do GND e o ligamos à uma extremidade do LED estamos executando o mesmo processo de ligar a extremidade do LED ao GND diretamente, porém apenas mudamos a forma de fazê-lo, adicionando um novo caminho nesse processo, representado pelo jump.
Porém, se o circuito não está funcionando na ligação direta mas está funcionando na ligação através de jumps, conseguimos testar e saber que não há problema com o funcionamento de nenhum componente e nem com o funcionamento da linha do GND.
Dessa forma, muito provavelmente o problema pode estar acontecendo devido a algum mau contato entre o componente e o ponto da protoboard, gerando um problema na conexão devido a falta de firmeza nesse contato. Somado a isso, outra possível causa é a inversão de polaridade do LED, que acontece se conectarmos o anodo e o catodo de forma inversa, visto que os LEDs só acendem quando a corrente elétrica passa na direção correta, do anodo (lado mais longo, positivo) para o catodo (lado mais curto, negativo).
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Acredito que o problema seja na minha protoboard mesmo. Obrigada :)