Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Ligando uma entidade associativa a um relacionamento

Olá,

Eu estou com uma dúvida sobre a possibilidade de ligar uma entidade associativa a um relacionamento ao invés de outra entidade.

Meu exemplo: tenho uma entidade "Fornecedor" ligado uma entidade associativa "Vende - Item_fornecido" ligado a um relacionamento "Armazena", esta, ligada a uma entidade "Estoque".

A minha motivação e duvida é porque acredito que dentro do contexto que estou criando, "Fornecedor" e "Produto" é de muitos para muitos, e se eu fizer "Fornecedor" - vende - "Produto" - que é "armazenado" - no "Estoque", parece que eu fico sem controle pra saber que fornecedor vendeu qual produto...

Só que do meu jeito, no diagrama fica uma entidade associativa do lado de um relacionamento, e aí a duvida. Queria colocar uma imagem pra escrever menos e deixar melhor explicado, mas eu não sei como fazer.

Obrigado a quem puder ajudar.

3 respostas

Olá João, tudo bem?

Você pode upar as imagens no Imgur e disponibilizar o link aqui, assim posso entender melhor o seu diagrama.

Aguardo o seu retorno!

Ei, Danielle

Aqui estão os links(e obrigado pela dica sobre onde subir as imagens)

Quando eu comecei a fazer o diagrama (https://imgur.com/XwOX6KF) eu comecei a perceber que tinha muita coisa errada, começando pela matéria-prima que trocava de nome (produto). Evoluindo no curso eu percebi que teria problema pra transformar essas entidades em relações.

Resolvi então tentar fazer essa parte do diagrama com entidade associativa (https://imgur.com/5I4fNlK), parece que ficou melhor, a questao é que a entidade associativa, do lado direito, está ligando em outro relacionamento. Como no curso foi visto apenas a entidade associativa ligando apenas em outras duas entidades, queria saber se o diagrama que fiz também é valido. E se é valido, como ler a cardinalidade dessas relações? Da esquerda pra direita: 1 fornecedor vende N itens fornecidos armazenados em 1 estoque. tá certo?

Ainda tenho outras duvidas, o estoque desse jeito não parece legal(e eu estou procurando material que fale sobre estoque em banco de dados e não achei nada decente), na hora que eu colocar os atributos eu vou ter problemas de normalização. mas eu abro outro tópico depois pra essa dúvida.

obrigado

solução!

Sim João, é uma forma valida, mas você precisa colocar a cardinalidade dos dois lados da entidade associativa(Não sei informar se nesse software é possível), e a cardinalidade como está hoje é lida da seguinte forma:

  • Fornecedor VENDE vários Itens fornecidos
  • Itens fornecidos são VENDIDOS por um Fornecedor
  • Estoque ARMAZENA vários Itens fornecidos
  • Itens fornecidos são ARMAZENADOS em um Estoque.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software