1
resposta

Ligação de 2 gateways

Bom dia,

É incorreto ligar 2 gateways de evento ?

1 resposta

Olá, Erich! Tudo bem?

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora para retornar sua dúvida, neste período enfrentamos uma grande demanda de perguntas no fórum.

Não há uma proibição quanto ao ligamento de dois gateways baseados em eventos, olhando para as regras básicas da notação BPMN no BPMN Quick Guide. Porém, pensando na definição deste tipo de gateway, normalmente eles são utilizados quando os próximos passos dependem de eventos distintos e o primeiro evento a ocorrer dará sequência ao processo.

Por exemplo, vamos supor um processo hipotético em que se recebermos uma mensagem específica temos que executar determinada tarefa, OU se um determinado prazo é atingido devemos executar outra tarefa. Assim, poderíamos utilizar um gateway baseado em eventos, em que um dos caminhos seria baseado no evento “mensagem” e o outro caminho seria baseado no evento “prazo atingido”, sendo que estes eventos devem aparecer logo na sequência da utilização do gateway.

Processo 1

Você está pensando em algo deste tipo?:

Processo 2 - 2 Gateways Ligados

Não há erros ou proibições neste modelo, porém parece um pouco abstrata a utilização de outro gateway de eventos. Você pensa em alguma aplicação específica desses dois gateways ligados? Sinta-se à vontade para compartilhar conosco.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software