1
resposta

Ligação com o Lean Seis Sigma

Existe alguma inspiração direta do Data Warehouse e o Seis Sigma do toyotismo? Eu senti um pouco isso quando foi citada a padronização dos modelos de dados.

1 resposta

Olá, Robson! Como você está?

Desculpe por demorar a te responder.

Muito legal que você percebeu uma semelhança entre Data Warehouse e o Seis Sigma! Obrigada por compartilhar com o fórum.

Não há uma inspiração direta, que se saiba. Mesmo que o Data Warehouse tenha sido criado pouco tempo depois, no mesmo contexto industrial em que as empresas corriam para aprimorar sua eficiência e qualidade em um contexto cada vez mais globalizado, e, de fato, os dois sistemas compartilhem alguns pontos em comum, cada um deles tem objetivos diferentes.

Enquanto o Seis Sigma é focado na melhoria contínua de processos para otimizar a eficiência operacional, Data Warehouse é uma forma de obter uma visão sólida dos dados empresariais, provenientes de diversas fontes - o que impacta em uma tomada de decisões mais consciente e coerente. Ambos, quando aplicados, trazem avanços no potencial competitivo da empresa, e podem ser utilizados em conjunto.

Data Warehouse, inclusive, pode acompanhar as mudanças causadas a partir das modificações de processos do Seis Sigma e quantificar os resultados. Legal, né?

Espero ter contribuído com seu raciocínio!

Abração.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software