0
respostas

Lifelong Learning

Lifelong Learning é um conceito com o qual concordo plenamente. Você não é apenas o conteúdo que adquire (técnico per se). Você é a soma do conteúdo e as experiências pelas quais você passa, dia a dia, aplicando o conteúdo e reinventando o que aprendeu. Na área de tecnologia, o conceito parece bem óbvio. Afinal, tecnologia e mudança são faces de uma mesma moeda. Na área da qual venho - área de ensino superior (onde me estabeleci profissionalmente e que desejo abandonar) - a ideia de Lifelong Learning não é tão óbvia assim ... Apesar de educação trazer em si uma mensagem de aprendizado constante (e isso, todo mundo encontrará em algum documento institucional de qualquer Universidade ou Faculdade no Brasil, mesmo fora daqui), na área de educação superior privada há uma interessante contradição. O seu conhecimento técnico, aliado ao seu conhecimento de vivências (aquele que você só adquire passando pelas situações reais e se adaptando), não recebe o valor devido pelo mercado do ensino privado. Acredito que por essa razão, justamente, resolvi mudar de rumo! É hora de tentar algo em uma área onde mudança e aprendizado sejam realmente conceitos conectados. Não será fácil para mim. Afinal, meu conhecimento técnico na área de TI é nenhum. Mas tenho esperança e acredito na ideia do Lifelong Learning.