Se em um ambiente ágil a liderança é variavel. Os papéis de P.O e Scrum Master tambem vão variar de acordo com o projeto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se em um ambiente ágil a liderança é variavel. Os papéis de P.O e Scrum Master tambem vão variar de acordo com o projeto?
Erika, tudo bom?
Os papéis em si são fixos dentro das regras do Scrum. Os times são auto-organizados, assim tem autonomia para trabalhar em direção à meta da Sprint. Cada um sabe o que fazer e todos sabem o que o outro está fazendo. Dentro dessas regras temos o Scrum Master que é muitas vezes tido como líder-servidor, mas isso não significa que ele toma decisões ou lidera a equipe. Digamos que ele é o ponto focal quando a equipe precisa de orientações quando ao Scrum e é responsável por tirar os impedimentos do caminho. O P.O. também não manda no time, ele vai analisar o contexto e pelo backlog do produto deixar disponível as histórias mais valiosas no topo para a equipe formar o backlog da sprint. Ele é o representante da equipe, mas não interfere no trabalho. Apenas deixa clara a visão e o que é necessário para se chegar no valor esperado.
Por fim, um P.O. após terminar um projeto pode ir para outro e lá ser um Scum Master? Pode, sem problemas. Desde que ele tenha o conhecimento necessário para exercer o papel. O contrário também é válido. Apesar de citar isso talvez não seja muito usual.