Se em um ambiente ágil a liderança é variavel. Os papéis de P.O e Scrum Master tambem vão variar de acordo com o projeto?
Se em um ambiente ágil a liderança é variavel. Os papéis de P.O e Scrum Master tambem vão variar de acordo com o projeto?
Erika, tudo bom?
Os papéis em si são fixos dentro das regras do Scrum. Os times são auto-organizados, assim tem autonomia para trabalhar em direção à meta da Sprint. Cada um sabe o que fazer e todos sabem o que o outro está fazendo. Dentro dessas regras temos o Scrum Master que é muitas vezes tido como líder-servidor, mas isso não significa que ele toma decisões ou lidera a equipe. Digamos que ele é o ponto focal quando a equipe precisa de orientações quando ao Scrum e é responsável por tirar os impedimentos do caminho. O P.O. também não manda no time, ele vai analisar o contexto e pelo backlog do produto deixar disponível as histórias mais valiosas no topo para a equipe formar o backlog da sprint. Ele é o representante da equipe, mas não interfere no trabalho. Apenas deixa clara a visão e o que é necessário para se chegar no valor esperado.
Por fim, um P.O. após terminar um projeto pode ir para outro e lá ser um Scum Master? Pode, sem problemas. Desde que ele tenha o conhecimento necessário para exercer o papel. O contrário também é válido. Apesar de citar isso talvez não seja muito usual.