3
respostas

Liderança X Conhecimento técnico

Tenho uma equipe de várias formações e apesar da minha formação técnica, hoje me atenho muito mais as atividades de liderança que trazem um grande encargo de atividades administrativas, me deixando realmente com tempo muito reduzido para a autoinstrução na área técnica. A dificuldade que enfrento hoje, é em tratar com alguns membros da equipe que julgam que a liderança não poderia ter menos conhecimento técnico que eles e por isso julgam e desdenham em alguns momentos. Como lidar com isso?

3 respostas

Pergunta difícil. Eu entendo que é preciso mostrar para a equipe que as habilidades do gestor e dos subordinados podem ser diferentes. Quem sabe fazer algum exercício para mostrar suas competências de líder, e mostrar como você defende a equipe em situações de conflito e deixar claro que você só cresce se a equipe crescer junto. Dessa forma, imagino que você consiga mostrar que o gestor depende de pessoas boas, porém não precisa ter o mesmo conhecimento técnico, porém precisa ter habilidades de elevar o patamar de todos.

Temos que compreender que os resultados alcançados partem dos processos e pessoas. Estas sendo dispostas a entregar e melhorar resultados e conquistas. Saber delegar as atividades de acordo com os perfis de cada colaborador, entender que a equipe constrói as entregas de forma qualitativa na busca do quantitativo.

Um tema difícil de aconselhar . Ganhar confiança da sua equipe demostrando empatia e escuta das situações , demostrando que a equipe é um time que para fazer "gol" precisa haver envolvimento de todos e cada um na sua posição no campo fazendo uma anologia ao time de futebol, acho que ajudaria. realizardinâmicas junto ao RH que demostre que o time unido ajudará que todos saiam ganhando.