2
respostas

Liderança situacional

Dentro da empresa em que estou já ocorreram atividades em que fui escolhido como lider por demonstrar maior engajamento. Porém, ao trabalhar capital humano, com suas diferentes habilidades e engajamentos senti uma dificuldade em organização de grupo, apesar de tentar tornar o ambiente mais participativo e confortável para todos. Haviam aqueles que não estavam tão interessados e outros que ficavam desapontados com a atitudes destes, pois se dedicavam para que o projeto ocorresse bem. Em diversos momentos tive que chamar a atenção dos colegas para que entrassem de cabeça no que foi proposto. Com isso, pude notar a dificuldade de lidar com diferentes pessoas e diferentes formas de trabalhar, talvez, se tivesse instigado todos de uma maneira diferente, conseguiria obter melhores resultados na apresentação da atividade.

2 respostas

Olá Misael, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo por ter sido escolhido como líder em sua empresa! É um grande reconhecimento do seu engajamento e dedicação.

Lidar com diferentes pessoas e diferentes formas de trabalhar pode ser um grande desafio, mas é algo essencial para o sucesso de qualquer projeto. Você mencionou que tentou tornar o ambiente mais participativo e confortável para todos, o que é um ótimo começo. Mas, como você mesmo percebeu, nem sempre isso é suficiente.

Uma abordagem que pode ser útil é a liderança situacional, que consiste em adaptar seu estilo de liderança de acordo com a situação e as necessidades da equipe. Por exemplo, para aqueles que não estavam tão interessados, talvez fosse necessário um estilo mais diretivo, com instruções claras e objetivas. Já para aqueles que se dedicavam muito, talvez um estilo mais delegativo, com mais autonomia e liberdade para tomar decisões.

Além disso, é importante conhecer bem cada membro da equipe, suas habilidades, pontos fortes e fracos, para poder delegar tarefas de acordo com suas capacidades e interesses. E, claro, sempre manter uma comunicação clara e aberta, ouvindo as preocupações e sugestões de todos os membros da equipe.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar com as diferentes pessoas e formas de trabalhar em sua equipe. Lembre-se de que liderança é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Boa sorte em seus projetos e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Misael, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Já atuei no cargo de liderança de forma imposta pois fui escolhida para ser líder devido eu sempre estar buscando aprender sobre a gestão, atuava em uma loja de telefonia móvel. Sempre busquei fazer uma gestão acolhedora e colaborativa para que todos se sentissem parte do processo e engajados a cumprir com suas metas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software