1
resposta

LIDERANÇA SITUACIONAL

Acredito não existir um estilo de liderança ideal. Tudo depende do contexto, da cultura da empresa, da equipe a ser liderada. Penso que um mesmo líder pode precisar agir de diferentes maneiras, de acordo com a situação. Neste sentido sou adepta ao estilo de liderança situacional pois tenho certa facilidade de me adaptar a diferentes situações e ambientes. Estou em busca de me desenvolver mais nesta linha, pois vejo que faz muito sentido no meu contexto de atuação e será uma forma mais efetiva de buscar os resultados junto ao time. No mundo acelerado e dinâmico que vivemos, um líder não pode confiar apenas em um estilo de gerenciamento e esperar que ele se adeque a todas as situações. Os líderes devem ser flexíveis em seus modelos de liderança a fim de obter o melhor de suas equipes e indivíduos.

1 resposta

Olá, Nathalia. Tudo bem?

Isso aí! A liderança situacional pode ser uma ótima opção para se adaptar às diferentes situações e ambientes.

Um exemplo prático disso seria um líder que, ao perceber que um membro da equipe está com dificuldades em uma tarefa específica, adota um estilo mais diretivo, orientando e dando instruções claras.

Já com um membro mais experiente, o mesmo líder pode adotar um estilo mais delegativo, dando mais autonomia e liberdade para a tomada de decisões.

Parabéns por sua resposta!

Bons estudos!

Nathalia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!