5
respostas

Liderança

Fred eu discordo só quando você falou que um liderar é a capacidade de influenciar, do jeito que como você se expressou parece muito fácil ser líder, liderança não se nasce se transforma, tem uma definição de liderança muito legal por um homem chamado Myles Munroe onde ele levou 30 anos da sua vida para definir Liderança: “Liderança é a capacidade de influenciar pessoas através da inspiração gerada por uma paixão, motivado por uma visão que nasce através de uma convicção, produzida por um propósito.” Liderança é rara poucos seres humanos são capazes de se tornar lideres, muitos são capazes de se tornar gestores de processos, gestores de projetos, gestores de qualidade, mas Liderança tem haver com propósito, e a maioria das pessoas tem objetivos e metas mas propósito quase nenhuma tem, é um pouco diferente.

5 respostas

Oi James, obrigado pela contribuição! Para ser sincero, sua citação foi muito boa :). Propósito move montanhas!

James, gosto também dessa sua definição. Acho que para liderar precisa ainda mais do que o propósito, precisa saber fazer com que as outras pessoas também enxerguem valor nesse mesmo propósito, e que ele seja claro. Até hoje tenho dificuldade com isso.

Oi James,

Obrigado pelo feedback.

Acredito que qualquer um tenha em si a capacidade de se tornar um líder se tiver o desejo de aperfeiçoar certas habilidades interpessoais e de assumir para si uma visão (ou então criar uma).

Liderança, da forma como você apresenta, tem um tom romântico.

Também penso que líderes de calibre grosso, daquele tipo que molda o mundo, são raros, mas liderança se vê dia-a-dia em diferentes contextos.

Se pegarmos o viés romântico, vamos ter dificuldades em encontrar líderes, mas se analisarmos de forma fria e com viés corporativo, existem muitos líderes no mercado e todos podemos, também, liderar.

Meu curso mais recente na Alura versa sobre o tema e convido você a prosseguir este debate nas aulas do curso citado.

Tem muito pano para manga aí!

Abraços,

Fred

Bacana, muito bom a citação!!!

Ah, sim, ótima citação!