3
respostas

Lidando com o outro.

Qualquer tipo de método, para ser bem aplicado, deve-se repetir várias vezes até que o resultado seja satisfatório. Como desenvolver essas habilidades sem ser artificial, de uma maneira orgânica?

3 respostas

Oi Anderson,

Acredito que manter a atenção plena faz todo sentido, quando dedicamos nossa atenção para o momento e o fato observado e presenciado, temos mais chances de sermos assertivos em nossas iniciativas.

Quando estamos aprendendo algo novo como dirigir um carro a andar por exemplo, inicialmente é algo bem artificial. Nos primeiros passos andamos de forma não natural, ou correndo muito, ou balançando o tronco, até que na prática no dia a dia passamos a andar de forma natural. Trouxe também o exemplo do carro por ser algo já da vida adulta. Ao começar a dirigir a pessoa fica toda mecanica, preocupada em fazer tudo certo, morrendo com o carro de vez em quando, e com o tempo fica tão natural que a pessoal já dirige meio que no automático. Isso se aplica para tudo na vida, cozinhar, tocar um instrumento, etc, etc.

O que você pode e deve fazer para acelerar a naturalidade da habilidade desejada é se forçar a praticar com compromisso. Por exemplo, quer cozinhar melhor, se comprometa a fazer refeições em alguma ong perto da sua casa. Quer tocar melhor, se comprometa a fazer pequenos shows (em lives enquanto não passar a pandemia) em pequenos bares (dizem que os Beatles ficaram tão bons após passar 8 horas diárias tocando em pequenos shows em bares)

Quer se comunicar melhor, faça palestras. Na sua empresa, escola, entre amigos, proponha alguma palestra sobre algum tema que domine. Se ofereça para dar palestras gratuitas em escolas/faculdades/ongs.

E, além da prática, procure ensinar alguém, ensinando você aprende mais e ainda pode ser uma forma de praticar as habilidades que deseja.

Se eu não tiver quem ensinar e agora? Crie um canal no youtbe/tiktok/etc e poste videos ensinando a quem quiser ver :)

Sucesso

Anderson, acho que escutar as pessoas é um dos melhores conselhos dados na aula 2 e que podem super contribuir para desenvovler essas habilidades de forma orgânica. Em especial, escutar com atenção! Feito isso, é possível lebrar de fatos e detalhes sobre as pessoas que podem facilitar sua convivência com elas pois elas percebem que você se importa e que presta atenção no que elas dizem. À exemplo, um colega fala sobre uma experiência que teve e se você estiver escutando, pode citar isso em outro momento se pertinente. As pessoas gostam de serem ouvidas!