Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Lidando com emoções no ambiente corporativo

Uma situação desafiadora que costumo enfrentar ocorre quando preciso realizar apresentações para grupos maiores de pessoas. Nesses momentos, emoções como ansiedade, nervosismo e insegurança costumam surgir, especialmente pela preocupação com a forma como minha mensagem será recebida pelo público.
Percebo que essas emoções podem influenciar meu comportamento de diferentes maneiras, como aumento da tensão, aceleração da fala e dificuldade para transmitir algumas ideias com a clareza que gostaria. Além disso, a preocupação excessiva com possíveis erros pode reduzir minha confiança durante a comunicação.
Para lidar de forma mais assertiva com essas emoções, adotei algumas estratégias, como a preparação prévia do conteúdo, a organização dos principais tópicos da apresentação e a prática antecipada do que será exposto. Também procuro direcionar minha atenção para o conteúdo que desejo transmitir, em vez de focar exclusivamente na reação do público. Outra estratégia importante é reconhecer que o nervosismo faz parte do processo e que ele tende a diminuir à medida que ganho experiência em situações semelhantes.