Eventos em que questões pessoais devem ser segregadas das profissionais: Como lidar?
Eventos em que questões pessoais devem ser segregadas das profissionais: Como lidar?
Olá, Andrea! Tudo bem?
Lidar com emoções em ambientes de trabalho pode ser mesmo desafiador, principalmente quando precisamos separar questões pessoais das profissionais. Trouxe algumas sugestões que podem te ajudar:
Autoconsciência: O primeiro passo é reconhecer suas emoções. Pergunte-se como está se sentindo e por que essas emoções surgiram. Isso pode te ajudar a entender melhor a situação e a não deixar que emoções pessoais interfiram no ambiente de trabalho.
Respire fundo: Quando sentir que as emoções estão tomando conta, tire um momento para respirar profundamente. Isso pode ajudar a acalmar a mente e a pensar com mais clareza.
Defina limites: Estabeleça limites claros entre seu tempo pessoal e profissional. Isso pode incluir horários específicos para verificar e-mails ou atender chamadas de trabalho, permitindo que você tenha tempo para se concentrar em questões pessoais fora do expediente.
Comunicação assertiva: Se uma situação no trabalho está te afetando emocionalmente, considere abordá-la de forma direta e respeitosa. Use "eu" em vez de "você" para expressar como se sente, por exemplo, "Eu me sinto sobrecarregada quando as tarefas são entregues no último minuto".
Procure apoio: Não hesite em buscar apoio de colegas ou superiores, se necessário. Às vezes, compartilhar suas preocupações com alguém de confiança pode oferecer uma nova perspectiva ou solução.
Pratique o autocuidado: Certifique-se de cuidar de si mesma fora do trabalho. Atividades como exercícios físicos, meditação ou hobbies podem ajudar a aliviar o estresse e melhorar seu bem-estar emocional.
Espero ter ajudado. Conte sempre com o apoio do fórum!
Abraços e bons estudos :)