1
resposta

Lidando com emoções

Em situações desafiadoras, percebo que emoções como ansiedade, insegurança e nervosismo podem surgir, principalmente quando preciso falar em público, apresentar ideias ou lidar com conflitos. Muitas vezes, essas emoções acabam influenciando minha comunicação, fazendo com que eu fale rápido demais, esqueça pontos importantes ou tenha dificuldade para me expressar com clareza.

Para lidar melhor com isso, decidi adotar algumas estratégias. Antes de situações importantes, procuro organizar minhas ideias com antecedência e respirar fundo para controlar a ansiedade. Também tento prestar mais atenção no meu tom de voz e nas pausas durante a fala, para transmitir mais calma e segurança.

Outra estratégia que considero importante é buscar compreender minhas emoções antes de reagir impulsivamente. Em momentos de tensão, tento ouvir com atenção, pensar antes de responder e manter uma postura mais equilibrada e respeitosa.

Colocando essas práticas em ação, percebi que consigo me comunicar de forma mais clara e confiante. Além disso, entender minhas emoções tem me ajudado a lidar melhor com situações difíceis e a desenvolver uma comunicação mais assertiva no dia a dia.

1 resposta

Olá, Nicole! Como vai?

Achei muito interessante a sua reflexão sobre emoções em situações desafiadoras!

Sua resposta organizou de forma clara os impactos da ansiedade na comunicação, destacou estratégias práticas como respiração e pausas para transmitir segurança e ainda trouxe uma ótima percepção sobre a importância de compreender as próprias emoções antes de reagir.

E o que você considera mais transformador nesse processo: preparar-se com antecedência para reduzir a ansiedade ou treinar pausas e tom de voz durante a fala para transmitir mais confiança?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!