1
resposta

Lidando com as emoções

Nossa, como as emoções mexem comigo... Além de ansiosa sou muito intensa em tudo o que eu me proponho a fazer. Por ser assim, a ansiedade, por vezes, faz eu antecipar situações atrapalhando o processo em que estou inserida.

1 resposta

Oi, Carmen! Tudo bem?

Entendo perfeitamente como as emoções podem ser intensas e influenciar nosso comportamento, especialmente em momentos desafiadores. A ansiedade, em particular, pode realmente nos fazer antecipar situações e, às vezes, atrapalhar o processo.

Para lidar com isso de forma mais assertiva, aqui vão algumas estratégias que podem te ajudar:

  1. Identificação das Emoções: Comece reconhecendo quando e por que você está se sentindo ansiosa. Pode ser útil manter um diário emocional onde você anota os momentos em que sente ansiedade e o que a desencadeou.

  2. Respiração e Mindfulness: Técnicas de respiração profunda e práticas de mindfulness (atenção plena) podem ajudar a acalmar sua mente. Por exemplo, ao sentir a ansiedade chegando, tente respirar profundamente pelo nariz, segurar por alguns segundos e expirar lentamente pela boca.

  3. Planejamento e Organização: Organize suas tarefas e crie um plano de ação claro. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de estar sobrecarregada e a ansiedade de antecipação. Divida grandes tarefas em etapas menores e celebre cada pequena conquista.

  4. Auto-reflexão e Feedback: Após enfrentar uma situação desafiadora, reflita sobre como suas emoções influenciaram seu comportamento e comunicação. Pergunte a si mesma o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.

  5. Prática de Comunicação Assertiva: Pratique a comunicação assertiva, que envolve expressar suas necessidades e sentimentos de maneira clara e respeitosa. Por exemplo, ao sentir-se ansiosa sobre um prazo, você pode dizer: "Estou me sentindo um pouco ansiosa com o prazo deste projeto. Podemos discutir um plano para garantir que tudo seja concluído a tempo?"

Bons estudos!