Nossa, como as emoções mexem comigo... Além de ansiosa sou muito intensa em tudo o que eu me proponho a fazer. Por ser assim, a ansiedade, por vezes, faz eu antecipar situações atrapalhando o processo em que estou inserida.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nossa, como as emoções mexem comigo... Além de ansiosa sou muito intensa em tudo o que eu me proponho a fazer. Por ser assim, a ansiedade, por vezes, faz eu antecipar situações atrapalhando o processo em que estou inserida.
Oi, Carmen! Tudo bem?
Entendo perfeitamente como as emoções podem ser intensas e influenciar nosso comportamento, especialmente em momentos desafiadores. A ansiedade, em particular, pode realmente nos fazer antecipar situações e, às vezes, atrapalhar o processo.
Para lidar com isso de forma mais assertiva, aqui vão algumas estratégias que podem te ajudar:
Identificação das Emoções: Comece reconhecendo quando e por que você está se sentindo ansiosa. Pode ser útil manter um diário emocional onde você anota os momentos em que sente ansiedade e o que a desencadeou.
Respiração e Mindfulness: Técnicas de respiração profunda e práticas de mindfulness (atenção plena) podem ajudar a acalmar sua mente. Por exemplo, ao sentir a ansiedade chegando, tente respirar profundamente pelo nariz, segurar por alguns segundos e expirar lentamente pela boca.
Planejamento e Organização: Organize suas tarefas e crie um plano de ação claro. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de estar sobrecarregada e a ansiedade de antecipação. Divida grandes tarefas em etapas menores e celebre cada pequena conquista.
Auto-reflexão e Feedback: Após enfrentar uma situação desafiadora, reflita sobre como suas emoções influenciaram seu comportamento e comunicação. Pergunte a si mesma o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.
Prática de Comunicação Assertiva: Pratique a comunicação assertiva, que envolve expressar suas necessidades e sentimentos de maneira clara e respeitosa. Por exemplo, ao sentir-se ansiosa sobre um prazo, você pode dizer: "Estou me sentindo um pouco ansiosa com o prazo deste projeto. Podemos discutir um plano para garantir que tudo seja concluído a tempo?"
Bons estudos!