5
respostas

Licença Google Cloud expira antes do período de teste

Bom dia!

Já vi outros alunos terem o mesmo problema: o período de licença grátis do google expirar antes dos 90 dias - em muito poucos, na verdade. E sem ter nenhum gasto no faturamento. Terceira conta que crio na google para contornar o problema, mas tem atrapalhado muito o andamento do curso.

Alguém saberia me orientar a como contornar isso?

5 respostas

Olá! Estou com o mesmo problema, meu período de licença grátis do Google expirou muito antes dos 90 dias. No meu caso, a plataforma disse que consumi todo o crédito, porém no curso o instrutor havia falado que o crédito seria suficiente para finalizar todas as aulas.

Você conseguiu alguma solução?

Olá Julia, ainda não consegui nenhuma solução. E ninguém da Alura infelizmente responde, nem aqui e nem nos outros fóruns de alunos perguntando sobre isso. Não sei o que fazer, está insustentável terminar uma formação de 120 horas tendo que criar uma conta no google a cada semana.

Olá, Julia e Lilian, tudo bem com vocês?

Segundo a documentação do Big Query, o teste gratuito é de 90 dias com US$ 300 em créditos. Então, este problema não deveria ocorrer.

Então, vocês poderiam fornecer mais detalhes do ambiente de vocês, para que a gente possa tentar identificar o que está acontecendo?

  • Nas novas contas criadas, vocês estão informando cartões de crédito diferentes?
  • Foi solicitado alguma informação diferente da apresentada pelo instrutor?
  • Vocês estão utilizando alguma outra ferramenta google além do big query?
  • Vocês conseguem acessar na página Visão geral da conta de faturamento, se a informação de créditos e dias restantes está sendo exibida?

Oi Danielle,

Como eu já tinha uma conta do Google, utilizei a mesma (o instrutor disse que poderia seguir assim) para criar minha conta do Google Cloud.

  • Tenho apenas uma conta com um cartão de crédito;
  • Não foi solicitada nenhuma informação diferente da apresentada pelo instrutor;
  • Não utilizo nenhuma outra ferramenta google que consuma esses créditos. Utilizo apenas o e-mail e demais ferramentas que já utilizava antes, todas grátis.
  • Consigo acessar essa página e lá informa que todos meus créditos foram consumidos, conforme relatei no primeiro post. Porém o instrutor havia dito na aula que os créditos seriam suficientes para realizar todo o curso. Conforme a imagem em anexo, todos os créditos foram consumidos com o Cloud SQL, que está sendo utilizado somente para realização do curso. Como posso seguir com o curso sem ter custos extras?

Fatura Google Cloud

Isso é bem estranho, pois, como você está seguindo os mesmos passos do instrutor o consumo deveria ser o mesmo.

O que indico é que você realize alguns teste no seu ambiente, como verificar como está sendo o consumo de acordo com a execução das consultas.

  • Verifique se os dados das suas tabelas estão corretos.
  • Se ao executar as consultas se o resultado e o consumo é semelhante ao do instrutor.
  • Verifique também na página de Visão geral da conta de faturamento, como está aparecendo as informações de créditos

Com estas verificações, poderemos entender melhor o que pode estar ocorrendo no seu ambiente.

Caso a sua conta atual já tenha chegado ao limite de crédito, peço que crie uma nova conta.

Qualquer dúvida é só falar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software