Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

libcrypto como biblioteca estática na Ubuntu

Venho utilizando o makefile abaixo para gerar o executável meu_programa. Preciso adicionar a libcrypto como biblioteca estática. De que forma posso me certificar que a libcrypto.a está instalada na VM Ubuntu. Na linha LDFLAGS, qual string devo adicionar ao makefile?

CC = gcc
CFLAGS = -Wall -Iheader
LDFLAGS = -lcurl -lcjson

SRC_DIR = source
OBJ_DIR = obj
BIN_DIR = bin

SRC = $(wildcard $(SRC_DIR)/*.c)
OBJ = $(patsubst $(SRC_DIR)/%.c, $(OBJ_DIR)/%.o, $(SRC))
EXECUTABLE = $(BIN_DIR)/meu_programa

all: $(EXECUTABLE)

$(EXECUTABLE): $(OBJ)
    $(CC) $(CFLAGS) $^ -o $@ $(LDFLAGS)

$(OBJ_DIR)/%.o: $(SRC_DIR)/%.c
    $(CC) $(CFLAGS) -c $< -o $@

clean:
    rm -rf $(OBJ_DIR)/*.o $(EXECUTABLE)

.PHONY: all clean
3 respostas

Oi, Alberto, tudo bem?

Para verificar se a libcrypto.a está instalada na sua VM, você pode usar o comando locate libcrypto.a. Se a biblioteca estiver instalada, você terá o caminho completo retornando para o arquivo.

Para adicionar a libcrypto como uma biblioteca estática no seu makefile, você precisa especificar o caminho completo para a biblioteca estática no seu LDFLAGS. Supondo que a libcrypto.a esteja no caminho /usr/lib, a linha LDFLAGS ficaria assim:

LDFLAGS = -lcurl -lcjson /usr/lib/libcrypto.a

Aí você só substitui o /usr/lib/libcrypto.a pelo caminho certo :)

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Maria Isabel, constatei que a libcrypto.a não está instalada na VM Ubuntu. A libcrypto.a não está instalada.

Diante disso, tentei instalar através do comando sudo apt-get install libcrypto.a, e ela não foi encontrada. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O comando sudo apt-get install libcrypto.a está correto? Maria Isabel, obrigado pela passagem de conhecimento e pró atividade.

solução!

Estou fechando este forum, pois você já esclareceu no https://cursos.alura.com.br/forum/topico-bibliotecas-estaticas-e-nao-dinamicas-399411 Isabel, obrigadíssimo mais uma vez.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software