Olá. Não ficou muito claro pra mim a diferença entre módulo e libs.
Olá. Não ficou muito claro pra mim a diferença entre módulo e libs.
Oi Leonardo! Tudo bem com você?
Quando falamos de um módulo Python, estamos nos referindo a qualquer arquivo que contenha definições e funções específicas da linguagem. Por exemplo:
# modulo.py
def exemplo_modulo():
print("Eu sou um módulo Python!")
se pegarmos o código acima e salvarmos em um arquivo .py, como por exemplo modulo.py. Podemos criar um novo arquivo, e fazer a importação desse módulo:
import modulo
modulo.exemplo_modulo()
nesse novo arquivo estamos importando o módulo.py que criamos anteriormente e executando a função que exise nesse módulo
Portanto, podemos definir módulo Python como sendo qualquer arquivo com extensão .py
Já uma biblioteca, também chamada de lib (do inglês library), se refere a um código que já se encontra pronto com diferentes funções e que você pode incluir em seus programas/projetos. Podemos dizer então, que uma biblioteca é uma coleção de diferentes módulos. Existem aquelas bibliotecas que já são padrões do python, ou seja, que você não precisa fazer importação delas para poder utilizá-las. Todavia, existem algumas outras que, para serem utilizadas, a importação deve ser feita.
Por exemplo, observe a quantidade de módulos que a biblioteca padrão do python possui (biblioteca padrão do python) e se você clicar em datetime, que está dentro da biblioteca padrão do python, vão referenciá-lo como um módulo (módulo datetime). Já o matplotlib é uma biblioteca externa, que precisa ser importada quando quiser fazer uso de algum dos seus módulos (biblioteca matplotlib).
Certo, mas como identificar o que é módulo ou biblioteca?
Para isso, você pode ir até a documentação da ferramenta que estiver utilizando e verificar se o programador que a fez a caracteriza como módulo ou biblioteca. No entanto, isso não vai impactar no código que você escreve. Mas é sempre importante saber a teoria sobre o que é módulo e biblioteca para que, quando você construir algo nesse sentido, saiba como categorizar.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?
Abraço e bons estudos!