Olá. Não ficou muito claro pra mim a diferença entre módulo e libs.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá. Não ficou muito claro pra mim a diferença entre módulo e libs.
Oi Leonardo! Tudo bem com você?
Quando falamos de um módulo Python, estamos nos referindo a qualquer arquivo que contenha definições e funções específicas da linguagem. Por exemplo:
# modulo.py
def exemplo_modulo():
print("Eu sou um módulo Python!")se pegarmos o código acima e salvarmos em um arquivo .py, como por exemplo modulo.py. Podemos criar um novo arquivo, e fazer a importação desse módulo:
import modulo
modulo.exemplo_modulo()nesse novo arquivo estamos importando o módulo.py que criamos anteriormente e executando a função que exise nesse módulo
Portanto, podemos definir módulo Python como sendo qualquer arquivo com extensão .py
Já uma biblioteca, também chamada de lib (do inglês library), se refere a um código que já se encontra pronto com diferentes funções e que você pode incluir em seus programas/projetos. Podemos dizer então, que uma biblioteca é uma coleção de diferentes módulos. Existem aquelas bibliotecas que já são padrões do python, ou seja, que você não precisa fazer importação delas para poder utilizá-las. Todavia, existem algumas outras que, para serem utilizadas, a importação deve ser feita.
Por exemplo, observe a quantidade de módulos que a biblioteca padrão do python possui (biblioteca padrão do python) e se você clicar em datetime, que está dentro da biblioteca padrão do python, vão referenciá-lo como um módulo (módulo datetime). Já o matplotlib é uma biblioteca externa, que precisa ser importada quando quiser fazer uso de algum dos seus módulos (biblioteca matplotlib).
Certo, mas como identificar o que é módulo ou biblioteca?
Para isso, você pode ir até a documentação da ferramenta que estiver utilizando e verificar se o programador que a fez a caracteriza como módulo ou biblioteca. No entanto, isso não vai impactar no código que você escreve. Mas é sempre importante saber a teoria sobre o que é módulo e biblioteca para que, quando você construir algo nesse sentido, saiba como categorizar.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?
Abraço e bons estudos!