Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Lib

Olá. Não ficou muito claro pra mim a diferença entre módulo e libs.

1 resposta
solução!

Oi Leonardo! Tudo bem com você?

Quando falamos de um módulo Python, estamos nos referindo a qualquer arquivo que contenha definições e funções específicas da linguagem. Por exemplo:

# modulo.py

def exemplo_modulo():
        print("Eu sou um módulo Python!")

se pegarmos o código acima e salvarmos em um arquivo .py, como por exemplo modulo.py. Podemos criar um novo arquivo, e fazer a importação desse módulo:

import modulo

modulo.exemplo_modulo()

nesse novo arquivo estamos importando o módulo.py que criamos anteriormente e executando a função que exise nesse módulo

Portanto, podemos definir módulo Python como sendo qualquer arquivo com extensão .py

Já uma biblioteca, também chamada de lib (do inglês library), se refere a um código que já se encontra pronto com diferentes funções e que você pode incluir em seus programas/projetos. Podemos dizer então, que uma biblioteca é uma coleção de diferentes módulos. Existem aquelas bibliotecas que já são padrões do python, ou seja, que você não precisa fazer importação delas para poder utilizá-las. Todavia, existem algumas outras que, para serem utilizadas, a importação deve ser feita.

Por exemplo, observe a quantidade de módulos que a biblioteca padrão do python possui (biblioteca padrão do python) e se você clicar em datetime, que está dentro da biblioteca padrão do python, vão referenciá-lo como um módulo (módulo datetime). Já o matplotlib é uma biblioteca externa, que precisa ser importada quando quiser fazer uso de algum dos seus módulos (biblioteca matplotlib).

Certo, mas como identificar o que é módulo ou biblioteca?

Para isso, você pode ir até a documentação da ferramenta que estiver utilizando e verificar se o programador que a fez a caracteriza como módulo ou biblioteca. No entanto, isso não vai impactar no código que você escreve. Mas é sempre importante saber a teoria sobre o que é módulo e biblioteca para que, quando você construir algo nesse sentido, saiba como categorizar.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?

Abraço e bons estudos!