Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Letras com acento não aparecem corretamente

Boa noite tenho dois problemas no eclipse. P primeiro é que não consigo adcionaro hífen para colocar nome no projeto, pois aaparece como modulo name inválido como na imaghem abaixo. Consegui apenas colocar o hífen quando copiei um projeto que já existia, tbm deixarei o prtsc abaixo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O Segundo problemas é que as letras não aparecem corretamente quando coloco acento, gostaria de saber o pq e como arrumar? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

10 respostas

Olá

Sim, o nome do módulo não pode conter hifens; deve ser um identificador Java válido

Sobre o console, isso acontece pelo formato de codificação entre o editor da IDE, e o console/terminal de saída do sistema operacional. De alguma forma, é necessário deixa-los iguais, e isso depende também de qual SO você está usando. Linux normalmente usam UTF-8 e windows Win1252 ou ISO-8859-1

Voce poderia então mudar o encoding que a IDE indicou ao seu projeto ajustando para o do sistema operacional. Na opção properties do projeto deve ter essa informação.

Vá em "Window -> Preferences -> General -> Workspace : Text file encoding"

Estou tendo os mesmos problemas que o Getúlio, eu já havia tentado alterar O Text encoding pro default do sistema mas não funcionou, então mantive no UTF-8, Ao que parece o problema só aparece no console da IDE. Quanto ao nome do projeto só consegui criar utilizando underline ao invés do hífen.

Print do problema de output de caracteres especiais no console

Olá, se no módulo não pode hífen pq a ele conseguiu criar uma e na aula o professor tbm conseguiu criar ?? Achei estranho quando copiei e colei deu certo

Ruan e Otavio, mudei e continuou do mesmo jeito.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O fato do professor conseguir criar o diretório com hífen deve se dar pois ele utiliza uma versão bem mais antiga do eclipse, de 2018, de lá pra cá pode ter mudado a forma como os projetos são criados, procurei algo a respeito mas não encontrei nada, e enquanto ao problema dos caracteres especiais eu estou apenas seguindo em frente, as soluções que encontrei na internet não funcionaram pra mim. Parece mais um bug da IDE do que um problema real, visto que está interpretando os programas normalmente.

Ainda a respeito do problema com hífen, tudo que encontrei foram vários problemas de execução de programas javas que utilizam hífen no nome. Então deve ser um problema recorrente e por isso não se da mais a utilização desse caractere no nome.

Tive o mesmo problema, acentos não aparecem no Eclipse, mesmo ajustando o text encoding para o default do sistema. Há outro método para resolver isso?

Procurei diversas soluções, e testei muita coisa que tem na internet, a única coisa que resolveu foi fazer um downgrade do eclipse e do jdk pra uma versão anterior.

solução!

Para a acentuação o que resolveu aqui foi:

Run -> Run Configurations... -> Selecionei o nome do projeto à esquerda e na aba Common, em Encoding marquei Other e deixei com o valor ISO-8859-1

Showw Maria Claudia!! Fiz o que você orientou e deu certo agora!! Muito obrigado! Bons estudos a todos!!

Obrigado Otávio fiz o downgrade para resolver os problemas do hífen e Maria Cláudia, muito obrigado também, deu certo a sua dica . Obrigado tambeém Wellington e bons estudos a todos também!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software