Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Less acomoda Area Product Backlog para time de infraestrutura

Temos times de infraestrutura atuando para um mesmo produto em que o time de desenvolvimento atua, mas nas questões de infra, por exemplo nos servidores de aplicação e banco de dados para melhorar a performance do sistema. É possível usar o Less neste contexto?

3 respostas
solução!

Juliana, o LeSS é Scrum. Então, vamos remeter a sua questão para a seguinte: "faz sentido atividades de infra entrarem em uma sprint Scrum?" Bem, o Product Backlog contém todos os requisitos funcionais e não funcionais desejados para o produto. Então, se houver algum item em que a equipe de infra seja a executora (por exemplo: melhorar a performance do sistema), então ela entra no conjunto de equipes de entrega, ou seja, pode fazer sentido sim utilizar o LeSS ou outro framework de ágil escalado.

Entendido. Obrigada. É que tenho lido alguns artigos que tratam sobre agilidade aplicada à projetos e processos de infraestrutura e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto. De toda sorte, a conclusão que cheguei até o momento é que no operacional do dia a dia de infra, talvez seja melhor usar Kanban ou ITIL, por exemplo. Para projetos essencialmente de infraestrutura, quando são, em sua maioria bastante previsíveis, o Scrum, Less ou outro framework de ágil escalado não me parecem ser o mais indicado. No entanto, para contexto como exemplifiquei de atuação de infra em projetos de software, concordo que podem compor o time ou ser mais um time integrado para construção de determinado produto.

Sim! No contexto que você expôs é que cabe, pois geralmente trabalhos de infra seguem um sistema Kanban ou mesmo projetos waterfall de escopo fechado.