1
resposta

Ler ângulo com o arduino

Vi a aula sobre como imprimir a posição do joystick, mas gostaria de saber se tem como fazer algo parecido para medir o ângulo do micro servo motor. Ex: quando mexer no servo, mostrar a leitura do ângulo.

1 resposta

Olá Danielle!

Fico feliz em ver que você está se interessando pelo curso de Arduino e Robótica. Respondendo à sua pergunta, é possível sim medir o ângulo do micro servo motor utilizando o Arduino.

Uma forma de fazer isso é utilizando a função "analogRead" do Arduino para ler a posição do potenciômetro interno do servo motor, que é responsável por controlar o ângulo do motor. Em seguida, você pode utilizar uma fórmula matemática simples para converter o valor lido em graus.

Por exemplo, se o valor lido pelo "analogRead" for "x" e o valor máximo do potenciômetro for "1023", a fórmula para calcular o ângulo seria: ângulo = (x * 180) / 1023.

Para mostrar a leitura do ângulo, você pode utilizar a função "Serial.print" do Arduino para imprimir o valor do ângulo na porta serial do computador, e visualizar a leitura utilizando o monitor serial do Arduino.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software