1
resposta

Lendo dados de um sistema de aquisição de dados

Boa noite! Estou com um dispositivo da Advantech (MIC-1816). Ele possui um sistema operacional (Windows 7) com uma placa de aquisição de dados. Os drivers para ler os dados estão no pacote SDK. Há diversas linguagens de programação com as respectivas bibliotecas. Gostaria de saber como faço para ler esses dados no Node-red. Preciso pelo menos saber o caminho para obter isso. Consegui gerar arquivos txt utilizando o C#, através da biblioteca disponível. Porém, não sei como posso fazer o Node-red ler os dados diretamente ou utilizando C# para interagir com ele.

1 resposta

Oii Lucas, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

Como o C# já gerou o arquivo TXT, acredito que você tenha o caminho desse arquivo no seu computador, certo?

De posse disso, para ler esse arquivo no Node-RED, podemos utilizar o nó de "file in". Este nó fica na categoria "storage":

image

O esquemático completo terá um nó para ativar a entrada, o "inject" e ele estará ligado ao "file in", que por sua vez estará ligado ao "debug" para que seja possível ver os dados do arquivo. Veja:

image

Agora, precisamos mostrar ao node-red o caminho do arquivo txt. Para isso, clique no nó de "file in" que você colocou no esquemático e escreva o caminho completo do arquivo na janela que se abrir, em Filename. Por exemplo:

C:\Users\olive\Desktop\dados.txt

image

Clique em "done" e depois faça o "deploy".

Por fim, clique para executar e verá os dados do arquivo txt na aba de "debug":

image

Para deixar de forma automática, seria interessante criar uma API que disponibilize esses dados. E nesse caso, para fazer o consumo dela seria do mesmo modo ensinado neste curso com a API do OpenWeatherMap.

Também vale lembrar que caso tenha que fazer algum tipo de tratamento nesses dados do txt seria necessário utilizar uma função para manipulá-los através de código javascript.

Qualquer dúvida estou por aqui, Lucas.

Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software